Doutrina Umbanda

Criança na assistência com celular.

Criança segurando um telefone
Criança usando um celular

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda?

Saudações prezados irmãos.

Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais e metas pessoais, gradativamente estou voltando aos assuntos metafísicos e depois de estabelecer uma rotina mais calma no interior de SP, na cidade de Campinas, percebi que sobra muito mais tempo para tudo.

Procurando uma casa de umbanda para me estabelecer, achei uma que gostei muito, porém, como tem muitos assistentes, começa a ficar enfadonho para crianças, e como todos sabem, tenho uma filha de dois anos e sete meses e um de seis anos. Depois de 2h, minha filha tão hiperativa quanto o pai, começou a ficar entediada e foi quando eu peguei o celular, no MUDO, para que ela pudesse se entreter com aplicativos infantis, principalmente o Playkids do qual ela é apaixonada.

Não deu 2 minutos, o fiscal da assistência veio me advertir que a criança não poderia usar o aplicativo, eu indaguei e disse: Está no MUTE, e duvido que isso vai prejudicar alguma coisa na corrente, vai me deixar mais tranquilo em focar meus pedidos aqui no centro. Eis que de forma extremamente mal-educada (Como quase toda totalidade dos umbandistas mais antigos contaminados pela ignorância) e disse que isso iria atrapalhar todos os trabalhos do centro, e leiam essa:

O sinal do celular atrapalha toda a corrente mediúnica dentro da casa e ou eu desligasse ou me retirasse da casa.

Um dos motivos que eu falo aqui no blog, que antes de ser umbandista, sou místico, porque as pessoas ao menos procuram saber mais sobre as coisas e se desligam de vícios e estudos infundados, mas a Umbanda me chama fortemente pela força da prática do amor e da caridade, pela doação do seu tempo e energia em prol dos que necessitam, mas cada dia que passa, realmente fico mais convicto que toda religião quando atinge a massa, é contaminada por superstições e uma ignorância imensurável.

Obviamente ninguém é dono da razão, pode ser que a energia do aparelho celular atrapalhe o trabalho mediúnico? Existe uma relativa chance remota que seja, porém, se fosse fato, seria o mesmo com sinais de rádio, porque esse centro eventualmente deixa o rádio ligado na rádio de umbanda, e ainda de forma mais estúpida, para esse infeliz, uma criança mexendo no celular atrapalha a energia, os médiuns deixando o celular no MUTE significa que o sinal do celular é bloqueado? No centro pede-se para deixar o celular no vibratório, não estaria o celular transmitindo e recebendo o mesmo sinal de quando ele está no efeito sonoro? Qual seria a diferença do celular no meu bolso e uma criança brincando no canto da assistência com o aplicativo?

Além de contar com tamanho despautério, tamanho paradoxo nessa regra da casa, tão ineficiente quanto à Constituição Brasileira, ainda tive que lidar com a falta de preparo e educação de alguém que suspostamente teria que ter toda a paciência do mundo para lidar com os assistentes, a assistência é a porta de entrada do centro, irrefutavelmente é obrigatório ter alguém apto, inteligente e educado para recebe-los, mas essa é a Umbanda, cada dia que passa, mais contaminada pela falta de preparo da grande maioria das pessoas.

É o que eu falo, irmãos, tenham senso crítico, se questionem, perguntem, conheço diversos católicos que não comem carne na sexta-feira santa porque é assim, sempre foi assim, e ninguém tem a capacidade de perguntar porque era assim? Porque é assim?

Só a ignorância e somente ela os levam ao atrasado do ciclo reencarnatório, os atrasam em todos os objetivos de sua vida, àqueles que não sucumbem às trevas da Ignorância, indubitavelmente alcançarão os caminhos da Luz.

Sejam renitentes. Obviamente eu fui buscar essa informação com o dono do terreiro, do qual não fui surpreendido em ter a mesma filosofia relatava pelo fiscal da assistência, procurando-o para uma pequena discussão sobre, o mesmo me disse que foi determinação do exú e que assim seria, aí eu questionei:

– O que o exú falou sobre isso?

– Simplesmente porque não pode deixar o celular funcionando na assistência, retrucou o dirigente.

Eu me questiono se realmente era um Exú de Lei que falou isso, simplesmente estabelecer uma regra na casa sem ao menos dizer “porquê” e antes que me venham falar que o exú não tinha permissão para falar, saibam que já derrubei essa falácia do “Guia não ter Permissão para falar”, isso só acontece simplesmente porque o guia não está firme no médium, só por isso.

Pergunto também se o mesmo entendeu corretamente o recado, quantas casas já presenciei o assistente usando Facebook ou Whatsapp? Até aí eu concordo, porque tira todo o mecanismo de firmeza da casa, fica todo mundo absorto em pensamentos, mas eu obrigar uma criança a ficar 3h30 ficar focada nos trabalhos, que para ela é algo chato pra caramba ao invés de entretê-la é no mínimo absurdo.

Eventualmente, não tem como a babá estar sempre disponível e terei que carregar ao menos um dos meus filhos para os trabalhos, e se não posso utilizar de mecanismos que deixe a criança calma, esse lugar definitivamente não serve para mim.

E assim caminhamos, quando eu acho que com quase 20 anos de Umbanda, já vi tudo, a Ignorância Suprema sempre arruma uma forma de me surpreender.

Mais para um desabafo que para um artigo.

Neófito da Luz.

Related Posts

Bebidas caras para guias! É realmente necessário?

Bom, irmãos de fé, esse título foi algo que eu ouvi de uma irmã de santo da qual tenho muita confiança e entrou recentemente em nossa egrégora, o…

Sexo e a Umbanda

Saudações buscadores da Verdade, aprendizes e companheiros de senda, aqui quem vos fala é o neófito com mais um tema relativamente polêmico e para dar pano para a…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

This Post Has One Comment

  1. Boa noite meu amigo, concordo com vc.
    Eu e minha família moramos em Curitiba, e ano passado deixamos de frequentar um centro, pois uma fiscal nos chamou atenção, dizendo que minha filha não poderia usar o tablet dela, ( estava o mudo, sem chip nem wi-fi), hoje estamos frequentando outro terreiro, onde toda a as crianças são bem vindas.
    Ler o seu texto, me mostrou q não sou o único que questiona essa regra, que acredito, não ter fundamentos .
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *