Filosofia Umbanda

Menstruação, Maquiagem e Curimba

Saudações irmãos de senda, vamos para mais um artigo extremamente voltado para o publico feminino e para eliminar todas essas contradições existentes nas casas.

Começaremos pela menstruação, mais uma infeliz herança mal fundamentada dos cultos à nação, onde mulher menstruada se torna impura, o que algumas casas retrógradas afirmam é que a energia do sangue por atrair espíritos negativos, também existia o fato de orisá esù não resistir ao cheiro do sangue e atacar e/ou possuir a adepta que realiza o culto.

Pra quem me conhece, sabe que eu ignoro qualquer culto ancestral mal fundamentado ou erguido através de superstições, novamente, volto a ressaltar, não estou contestando se há ou não riqueza nos cultos e mitos iorubas, mas é de absoluta certeza que todos eles sofreram influências no decorrer dos tempos, e todo ensinamento repassado oralmente fica a mercê de interpretações e boatos, o que faz com que degrada veementemente todo o conhecimento Original.

O único empecilho que vejo no caso da mulher trabalhar menstruada, é a calça branca e qualquer outro desconforto que pode ser causado, nesse sentido, sim, acho interessante que a mesma possa se resguardar na assistência, porque depende de como está o fluxo menstrual no dia dos trabalhos, mas não que a mulher se torna impura ou o alimento preferido de exus, pelo contrário, somos umbandistas e o sacrifício de sangue é irrelevante, não condiz com o culto original da religião.

Não existe impureza, não existe quizila, não existe castigo, acho deprimente e machista impedir a filha de praticar a caridade porque ele está menstruada, pra mim é apenas ignorância, portanto, sinal vermelho não significa parar com os trabalhos e sim praticar a caridade no dia dos trabalhos!

Já aproveitando o gancho e desrespeitando um pouco a ordem do título, muitas casas também evitam a mulher tocar o tambor, o que eu acho de puro machismo, algo totalmente ancestral e supersticioso, se a mulher tem mão de batuque, pode tocar sem problema algum, quizila é coisa de supersticioso, e como não sou, bota a mão no couro e vamos fazer a curimba tremer.

Se mulher pode servir fumos e bebidas, pode incorporar os guias espirituais, pode acender velas, então também pode tocar atabaque, faz parte do processo de servidão para com o plano espiritual, isso é mais uma infeliz herança do candomblé que o dirigente pouco estudado adota em seus cultos umbanditas, isso é herança dos cultos de nação, e menstruação está inserido nesse contexto, portanto, se a casa é Umbanda e não permite o toque, alguém precisa rever os conceitos, e mesmo que seja candomblé, em 2015, minha gente, ainda esse apartheid sexual? Vamos acordar né, povo?!

E por último e não menos importante, o uso de maquiagens, eu já estava postando sobre isso, quando a irmã Natália me perguntou de esmalte, algo que ela gosta muito e de preferência de cores fortes e é coibido a utilização do mesmo na casa.

O contexto da maquiagem é um pouco mais delicado que não tange somente fundamentos afro-brasileiros e sim como um contexto social, muitas casas, inclusive muitas irmãs, me disseram que são contra a utilização de maquiagens porque o centro é para a prática do bem e da caridade, portanto, a filha vai buscar algo maior do que somente a vaidade, estranho que duas dessas irmãs que me falaram ser totalmente contra, as pomba-giras das mesmas parecem palhaços durante o culto, com tanta maquiagem que mal conseguem sorrir, estranho não?

Mas voltando ao assunto, eu sou totalmente a favor de esmalte sim, um lápis no olho, um brilho labial, acho que todo mundo tem que ir arrumado, não é porque vai trabalhar na caridade que tem que não se valorizar, na própria igreja, eles usam ternos e vestidos, usam sua melhor roupa porque se encontrarão com Deus no culto, então nada mais justo do que usar sua melhor roupa para encontrar com alguém tão importante, no caso, Deus, e como na Umbanda, graças a Deus, existe um uniforme em si, que é a roupa branca, não vejo nada demais a mulher se sentir bonita para servir os seus guias e mentores e também estar bem para os consulentes.

Claramente, existe o meio termo, também não vai passar sombra, batom vermelho chamativo, lápis, delineador, base e tudo mais também não precisa ir com a “cara lavada” né?

Mas é isso aí.

Textos curtos só para embasar um pouco sobre três temas que são tão comentados nos e-mails.

Menstruação, Maquiagem e Curimba são muito indagados então fecho os três aqui de forma básica e objetiva, sem delongas.

Forte abraço a todos.

Neófito .’.

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Sorte ou Azar?

Era uma vez um menino pobre que morava na China e estava sentado na calçada do lado de fora da sua casa. O que ele mais desejava era…

Culto à Gratidão

Saudações irmãos de fé. Apenas um breve argumento sobre uma prática que venho adotando desde o início do ano e é absurdamente incrível como uma prática tão rápida,…

Bebidas caras para guias! É realmente necessário?

Bom, irmãos de fé, esse título foi algo que eu ouvi de uma irmã de santo da qual tenho muita confiança e entrou recentemente em nossa egrégora, o…

Sexo e a Umbanda

Saudações buscadores da Verdade, aprendizes e companheiros de senda, aqui quem vos fala é o neófito com mais um tema relativamente polêmico e para dar pano para a…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

This Post Has One Comment

  1. Concordo plenamente com sua colocação. Vou me encontrar com o meu sagrado então quero estar plena, obviamente de acordo com a situação, sejamos coerentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *