Umbanda

Salve Sr. Caboclo do Sol e da Lua

Saudações amados irmãos.

Gostaria de dedicar esse post a um dos caboclos do qual sirvo, talvez seja o principal trabalhador incorporante de minha corrente de caboclos. Me acompanha desde os primórdios do meu trabalho, precisamente, desde 1998, iniciei na Umbanda em 1997, precisamente em junho.

Sempre muito sério, nunca fumou ou bebeu em minha matéria, como um dos centros do qual servi e fui pai pequeno, existiam cômodos para realização de trabalhos individuais, o seu espaço era sempre um pouco mais escuro, munido de uma luz azul, verde ou laranja, dependendo do trabalho que o mesmo fosse realizar.

Trabalha com uma pena verde e uma vermelha, pede também uma camarinha caso precise deitar o consulente para a realização de algum trabalho energético, ele sempre risca uma estrela de sete pontas em cima do local onde ele vai realizar o trabalho e acomodar o consulente.

Eu não sabia o que significava a estrela de sete pontas, ou septagrama ou até mesmo, heptagrama, possui diversos significados nas mais variadas religiões e filosofias espirituais, os sete chakras hindus, a junção do número três que simboliza o céu juntamente com o quatro que simboliza as esferas inferiores, enfim, diversos são os significados e ainda não tive o privilégio de saber qual o simbolismo empregado por ele.

Quando chega, sempre salta em direção ao altar, dá o seu brado apontando os dois dedos da mão direita para o alto e depois dá gritos curtos com os braços cruzados em direção ao peito, trabalha sob a irradiação de Oxalá, Xangô, Oxóssi, Iemanjá e Ogum, fala muito pouco, apenas o necessário e sempre necessita de um cambone ao seu lado para interpretar a sua fala.

Se ele é chefe de falange, legião, se aquela listinha que vivemos lendo sobre os chefes de falange de Xangô são verossímeis, não sei dizer, ele vindo e desempenhando um bom trabalho auxiliando aqueles que ali adentram e o procuram, já fico extremamente feliz!

A forma que aplica o passe também é um pouco diferente, nunca o senti estalando os dedos, usa muito mais o sopro e imposição de mãos, depois ergue o braço esquerdo como se tivesse extraindo energia do Prana e com a mão direita aplica sobre a região de dor ou mazela do consulente.

Dois babalaôs me disseram que não existe o Caboclo do Sol e da Lua, ou ele é Caboclo do Sol ou é da Lua, o que seria uma informação equívoca, porque após ele dar o nome e deixar o seu ponto, foi confirmado por outro sacerdote e o da casa onde eu trabalhava a autenticidade do seu nome.

Mostra-se um efetivo curandeiro e manipulador de energias naturais, suas vestes são praticamente orientais, desde o seu cocar até suas roupas propriamente ditas, apresenta-se por volta dos 50 anos, não é cacique e não sei se já foi como disse, isso na espiritualidade não tem o seu valor, e sim sua posição de chefia em alguma legião ou falange, que também não faço a mínima ideia de onde ele se encaixa, porque eu não acredito nessas classificações que lemos na internet, um site copia do outro e fica aquilo que eu sempre digo aquele eco onde um nem sabe a veracidade da informação e simplesmente repassa e com isso, vivemos nesse ciclo vicioso.

Esses pequenos posts são simples dedicações aos guias que eu sirvo, como não encontrei nenhuma referência sobre os mesmos na Internet, isso pode ajudar a iniciantes acharem pelo menos alguma informação sobre os mesmos.

Essa é a única intenção desses posts sobre os guias espirituais que eu trabalho, que são informações que julgo fidedignas para uma fonte de pesquisa, é o que eu vivenciei e aprendi e não o que eu li e copiei, e é extremamente gratificante quando encontramos alguma coisa na internet que está de acordo com o que aprendemos com eles e eu gostaria de ser pelo menos alguma luz na escuridão para esses novos adeptos que procuram algo sobre seus guias espirituais.

Um forte abraço.

Neófito da Luz .’.

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 3 Comments

  1. Goste muito desta postagem. Eu também tenho o Caboclo do Sol e da Lua, eu não tive dúvidas quanto a sua existência porque ainda não entendia muito de incorporação, então na primeira vez vi chegando um Caboclo com penas vermelha , amarela e azul, do seu lado uma Cabocla de pena Branca, aproxim@vam e afastavam , de repente vi dois braços que alcava ora um sol enorme , ora a lua grande redonda, veio à mente no momento. Caboclo do Sol e da Lua, Ásia saudação e primeiro levanta os braços em seguida levanta o dedo indicador é meu médio. Fica mais quieto, e seu braço e baixo e curto, não bate no peito, apenas toca no lado esquerdo com os dois dedos, não fuma nem Bene, mas pede água pura ou com mel. Agradeço a Deus por ter esses guias de luz ao meu lado sempre.

  2. Nossa chorei agora…ñ sei o nome do meu caboclo..o incorporo a sete anos..ele qnd chega tbem chega feito o seu..essa noite sonhei com o modo dele chegar no terreiro…a uns dois meses venho tendo visoes de uns simbolos e como ñ estou frequentando nenhum terreiro mais n sei o q significa..ate q esses simbolos se formaram em uma especie de ponto riscado…e justamente duas meias luas um sol o restante prefiro n falar..mas queria muito saber o q seria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *