Umbanda

Qual a primeira linha a ser trabalhada no médium?

Um cordial saravá a todos os irmãos de Senda.

Aqui quem vos fala é o Neófito com mais um papinho pra boi dormir, e esse papinho, obviamente, proferido por mim. [Risos]

Queria falar um pouco sobre essa necessidade que muitos terreiros ainda empregam aos seus filhos de trabalhar primeiramente com o caboclo e não com outra entidade.

Sim, a antiga prática determina que caboclo é o principal elo da corrente do umbandista, é a força, é aquele que chefia o seu ori e é aquele que “segura” o exú, tanto é que muitas liturgias umbandistas ainda associam o exú ao seu caboclo e não ao orixá, o que de certa forma, tem relação…

Eu também aprendi que o caboclo é o primeiro que deve descer e nunca o exú, quando o exú toma a frente, atrapalha a vida do médium. Talvez antes, isso era uma verdade, mas o Mundo Astral é dinâmico, muda a todo momento, tenho certeza que o Zélio tem acompanhado a Umbanda onde quer que esteja e nota a mudança natural que ocorreu nos dias atuais.

Hoje, a experiência me mostra que isso não é mais uma verdade, como eu fui pai pequeno e participei do desenvolvimento de muitos médiuns, presenciei médiuns abrindo o seu ori com outras linhas, eu mesmo, o primeiro que veio em minha matéria, foi o Sr. Zé do Coco, só semanas posteriores, o caboclo deu o ar da graça. Isso não prejudicou em nada a minha vida, inclusive dos filhos dos quais participei do desenvolvimento, meu irmão de sangue abriu o seu ori com Exú e não teve nenhum grande problema.

A Umbanda vem sofrendo grandes transformações, em grande parte, benevolentes que corroboram com o crescimento de todos, há alguns anos atrás, quem recebesse baiano estava recebendo eguns, eu mesmo que sempre fui adepto à Umbanda esotérica, daquelas que só trabalhavam com caboclos, pretos-velhos e exús, fui agraciado posteriormente com as sete linhas, recebi de presente um mestre juremeiro do qual nem imaginava, posteriormente a vinda de um cangaceiro e agora, quem diria, um malandro… Tudo é dinâmico no Universo e temos que sair desse “engessamento doutrinário” e estarmos mais receptivos e abertos para aquilo que o Mundo Espiritual nos proporciona!

No entanto, exigir que o primeiro guia do filho para abrir o ori seja um caboclo é o mesmo que exigir que o mesmo não trabalhe com pomba-gira (O que em se tornando comum a presença das guardiãs em matérias masculinas), os fundamentos modernos estão sobrepondo os ensinamentos antigos, a Umbanda tem sido uma mãe e abriga em seu sagrado seio a presença de espíritos que vem trabalhar para o bem, vem trazer a Palavra do pai, são os mensageiros do Orun e temos que ser flexíveis e abrirmos a cabeça para estarmos aberto às mudanças. Sou adepto da Umbanda desde 1997 e desde então vim presenciando gradativamente as intensas mudanças que vem ocorrendo na religião.

Mas isso é conversa para outra hora, o escopo do post é justamente para que os dirigentes abram suas cabeças, estejam abertos às mudanças que vem ocorrendo no Astral e que não sejam engessados, talvez o filho tenha uma maior afinidade com a linha das águas ou com a linha das almas, independentemente de qual linha abrirá o ori desse filho, cabe ao dirigente fornecer o discernimento necessário para que ele seja acima de tudo, um homem de bem e consequentemente a isso, um médium eficiente e comprometido com as tarefas que vestem o uniforme.

Lack´ech (Tradição Maia: “Eu sou o outro você” ou “Eu sou você e você é eu”)

Neófito da Luz

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 2 Comments

  1. E ai irmão, vou contestar algumas coisas, é assim que nasce a luz não 😀

    Primeiro, não concordo muito com “mas o Mundo Astral é dinâmico, muda a todo momento”, não que ele não o seja, mas não é ai o foco da questão, é mais a nossa capacidade de entender que vai melhorando e então vamos percepcionando as coisas de outro modo; “parabolando”: primeiro a gente ouve falar da cegonha, depois da sementinha… depois é a sementinha que o papai dá para a mamãe …. … … mas o jeito de fabricar bebés não muda.. só o entendimento..kkkk

    Segundo, tudo começa na esquerda, ou seja, sempre vem exu primeiro. Exu é caminho, certo? Já viu caminhada sem caminho? O que pode acontecer é que devido a visão do terreiro ou do próprio médium não seja “conveniente” essa manifestação ser apercebida… eles sabem ser discretos. 😀

    Depois tem outra coisa, que é “presenciei médiuns abrindo o seu ori com outras linhas,”. Vamos com calma, entidade não mexe em Ori, mexe Orixá e olhe lá:

    “Ko sí Òòsà tí i dá´ni gbè léhìn Orí eni”
    “Nenhum Orixá abençoa uma pessoa antes de seu Orí”

    Entidade mexe em ARA – corpo ( chamemos-lhe Chacras).

    Poderíamos ainda discutir o que representa, ou melhor em que áreas da vida do médium trabalha cada linha, e dentro disso onde se posicionam os caboclos (ou os pretos velhos). Mas isso dá outro post… 😉

    É só uma opinião, não me levem a mal.

    Namaste.

    1. “Abrindo o Ori” é um termo muito comum aqui em São Paulo, irmão.
      Quando se diz abrindo o Ori na verdade é “estreando a coroa” do medium! rsrsr

      Força de expressão, mas o entendimento de exú ser o primeiro não significa que não pode ser um outro guia que possa vir primeiro.

      A Umbanda tradicional prega que o exú é um trabalhador do outro pólo e deve ser somente evocado em urgência, com a popularização e mescla de outros cultos, o exú passou a ter um maior papel de destaque e sendo incorporante nos trabalhos umbandistas.

      Forte abraço meu irmão e amigo lusitano! rrs

      Obs: Pra mim você é um cara do candomblé e ainda não quer assumir! huauhahuauha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *