Marinheiros Umbanda

Saravá os Marinheiros

Composta por espíritos que se apresentam com a roupagem fluídica de trabalhadores do mar, sejam marinheiros, pescadores, corsários, piratas, é uma falange que abrange todo o povo que de alguma forma, foram envolvidos com o mar.

Sim, nem todos os marinheiros possuem o uniforme branco como vemos nas imagens, muitos usam bandanas na cabeça, brincos, eram marinheiros da idade média, que viviam de pirataria, corso, alguns espíritos dessa falange se apresentam com roupas de bucaneiros, para quem assistiu “Piratas do Caribe” deve saber do que eu to falando, inclusive, um dos meus pede um pano na cabeça, eu achei pra lá de estranho e foi quando eu o vi plasmado, e sim, não usa essa farda e nem tampouco a roupa de gala da Marinha e sim é um negro, que foi escravo durante as navegações, como eu sempre digo, não sigam estereótipos ou paradigmas, muitos médiuns com certeza, com medo de fugirem do padrão, usam acessórios que não é solicitado pelo seu marujo e sim porque a regra do terreiro exige tal, enquanto outros só querem ter os capitães do mar.

É muito importante lembrar que a Marinha é a Força Armada mais Antiga do Mundo, e os países que dominavam as embarcações na época, seja para exploração ou para a Guerra, eram Potência Mundial. Tudo era explorado através do mar, muitos alimentos também eram extraídos do mesmo, isso só corrobora com a vasta falange de espíritos que podem atuar nessa linha.

Marinheiros indiscutivelmente representam a alegria, chegam em sua grande maioria festeiros, brincalhões, abraçando a todos, são espíritos muito camaradas, amigos que estão sempre de prontidão e alegria para realizar suas consultas.

Sua saudação é “Salve a Marujada”, sua cor geralmente é o azul, seu dia da semana em muitas casas é o sábado.

Aceita como oferendas, a cerveja, peixe cozido ou frito, alguns solicitam conhaque, vinho ou até whisky, suas velas azuis ou brancas, e sua oferenda geralmente é na beira do mar ou em barco para o meio do mar.

Trabalham sob os auspícios das vibrações do Mar, Iemanjá e Oxum, mas vale ressaltar que muitos trabalham cruzados e podem carregar mais de uma vibração em seus trabalhos, podem vir também sob os auspícios de Ogum, Oxalá ou outros orixás, dependendo da corrente vibratória do filho.

Como trabalham muito bem com o elementar água, também são ótimos curandeiros e magos, muito evocados em trabalhos de limpeza quando é necessária a energia sutil do elementar água.

NA minha opinião também é a linha que atua com maestria no corpo emocional do médium e dos consulentes, trazendo em suas vibrações a alegria e a paciência e todo o espírito Materno de Iemanjá.

Existem muitas dúvidas sobre a forma de trabalho deles, que normalmente eles vêm bêbados e cambaleando, aí é um ponto que temos que dar razoável atenção.

Se pesquisarmos um pouco da história, os marinheiros, mesmo os da idade media ficavam muito tempo em alto mar e nem sempre havia comida o suficiente para a viagem, ocorriam muitos imprevistos e para saciar a fome, se embebedavam, tomavam muito rum, e posteriormente isso foi mudando, para conhaque, whisky e outras bebidas. Então, é sabido que muitos marinheiros em seu ofício, bebiam demais, por conta disso, ocorrem algumas coisas relacionadas a esse fato, os marinheiros dos terreiros além de virem cambaleando como bêbados, pedem muitas bebidas. Como eu sou adepto a que nada segue um padrão fixo e pré-estabelecido, até acredito que o marinheiro possa vir um pouco “alterado” mas existem fundamentos por trás disso.

Já é sabido da benevolência do álcool para muitas funções, inclusive no campo imagístico, e justamente por essa linha trabalhar sob o magnetismo aquático, onde a vibração se dá através de ondas, é necessário que isso seja diminuído no corpo espiritual do médium, e uma forma de diminuí-la é através da ingestão pequena de álcool.

Alguns marinheiros tombam de um lado para o outro, outros preferem vir dançando, alguns vem soluçando, mas sempre alegres e dispostos.

Como atuam no campo emocional do médium e trabalham com o elementar água,  o que também ajuda na cura e na revitalização de muitas funções do nosso corpo e as bebidas alcoólicas contêm uma parcela de água, e é comprovado cientificamente alguns dos seus benefícios, segue abaixo um trecho extraído do site do Dráuzio Varella:

 “1) Consummators de quantidades moderadas de álcool apresentam níveis de HDL (“o colesterol protetor”) 10% a 20% mais altos do que os abstêmios;

2) A presença de álcool na circulação interfere com os mecanismos de coagulação do sangue, aumentando o tempo de coagulação. Com o sangue menos coagulável, haveria mais dificuldade para a formação de trombos nas artérias coronárias. A ingestão de quantidades maiores de álcool, no entanto, reverte essa relação, favorecendo a coagulação mais rápida e a trombogênese;

3) Beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de infarto indiretamente, ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, aquele que costuma se instalar na vida adulta. Beber muito, ao contrário, aumenta os níveis de glicose no sangue, indicador de aumento de risco para diabetes.”

Justamente por trabalharem na vibração do mar, trazer o elemental água que corresponde a pelo menos 65% do nosso organismo e atuar com maestria em nosso corpo psíquico, trazem sim, um pouco do encanto do alcool e sabem manipular muito bem isso para nosso benefício.

Talvez seja essa a razão, virem cambaleando por causa da frequencia vibratória da água, do mar, das ondas e sim, consumir bebida alcoolica por também existir uma parcela de água no alcool e por trazer tantos benefícios em nossa saúde. Ou também tem o fato de virem cambaleando e meio “alterados” por atuarem no nosso corpo mental, e com isso, absorverem um pouco do que seria o efeito do alcool em nosso corpo, de uma forma ou de outra, é para a prática do amor e da caridade. Cabe a nós refletirmos, não?

Alguns marinheiros que conheci: Mané Jangadeiro, Tiago, Tonhão, João Marina, Martim Pescador, Martim Parangola, Martim Ignacio, Gerson, Sete Jangadas, Jorge, entre outros.

Namastê.

Neófito da Luz

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *