Umbanda

Bate-Papo Mesclado: A Sintonia com o Orixá e os estereótipos trazidos por eles.

Está aí uma das maiores buscas realizadas no site, como manter a sintonia com os seus guias, mentores e orixás.

E graças a esse texto, o Post Firmeza de Cabeça (Leia Aqui) é um dos mais acessados sobre o assunto e tantas vezes repostados em outros blogs.

Para não estender muito o assunto, o fato de manter a sintonia é aquele mesmo assunto do post anterior sobre o início da jornada mediúnica (Leia Aqui), é estarmos sintonizados em vibração, velocidade e intensidade com os chacras de nossos mentores, antes de estarmos alinhados com os chacras respectivos, é estarmos alinhados à energia Cósmica, estarmos receptivos às lições e inspirações provenientes do Universo.

Nossos pensamentos, independentemente do tipo, do grau, intensidade e forma, estão sempre sintonizados com alguma coisa, seja com a depressão ou a felicidade, seja com a tristeza ou a alegria, seja com o que há de inferior ou superior, sempre, estamos marcando impressões com a energia cósmica e essa sintonia depende única e exclusivamente de nós, lembrando a um aforismo muito conhecido como “Orai e Vigiai”. Podemos traduzi-lo como Pedir, Sintonizar e Vibrar de forma positiva com o Uno e nos manter sempre vigilantes para que esses pensamentos não mudem, o que é uma tarefa demasiadamente difícil no plano do qual estamos.

Conforme mencionado acima, estamos sempre sintonizados com algo, em diversas liturgias somos lembrados dos magos negros presentes no Astral, dos espíritos de baixo patamar vibratório sempre à espreita de uma brecha que podemos dar em um súbito ataque de fúria ou até mesmo um pensamento depressivo, e isso é o suficiente para sintonizarmos com as mais baixas vibrações e com isso, estarmos suscetíveis a atitudes pouco compreensíveis à nossa personalidade.

Então se o segredo para sintonizar com espíritos baixos é sempre pensarmos de forma negativa, pensarmos com raiva, com fúria, sempre estamos mal humorados ou irritados com algo, sintonizar com os nossos mentores de luz seria o princípio inverso. Correto??? Sim!

O segredo de uma boa sintonia com seu orixá é exatamente ser você mesmo, o Orixá é uma vibração, é uma energia e toda energia tem sua dupla polaridade, antes de obriga-los a não errar, o que é um processo vagaroso e complicado, é mais fácil eu pedi-los que aceitem seus erros! Exatamente, abracem essa causa, aceitem que são errados, aceitem que erram, errar é se conhecer e se conhecer, é ser feliz, é estar de bem consigo mesmo.

Existe um ditado oriental que diz:

“Aquele que vence 1.000 homens, é grande.
Aquele que vence 10.000 homens é poderoso
Aquele que vence a si mesmo é invencível”

Dizem que os filhos de Xangô são temperamentais, ciumentos, possessivos, violentos… Sim, podemos ser, a nossa energia (Sou filho de Xangô) nos traz tendências a isso, podemos sim carregar conosco esses estigmas de raiva, de cólera, temos a solução de aceita-las ou negá-las. Aqueles que não reconhecem, ainda estão no primeiro degrau da evolução. Ainda precisam passar por um processo de vivência e experiência até entenderem suas atitudes; Existem  aqueles que reconhecem e dizem: “Sou assim mesmo e não vou mudar”, em minha humilde opinião, são tão ignorantes como os primeiros, ter um defeito e negar a sua mudança ainda é mais grave que não reconhece-lo; Existem os que aceitam, esses já possuem um nível de consciência superior ao primeiro que ainda o nega, e ao segundo que reconhece-o mas acha que está tudo bem, o terceiro tipo, já está um passo a mais na escala evolutiva, Existe o próximo patamar que são aqueles que tem ciência dessa deficiência e tentam humildemente mudar, buscam referências, buscam apoio para que possam ser pessoas melhores, e existe, de fato, o último patamar: São os que evoluíram essa deficiência e deixaram de possuí-la.

Sim, enfatizo, aquele que conhece o seu defeito e por comodismo ou ego, diz em voz alta que é assim e não muda, são mais ignorantes que aqueles que ainda não o reconhecem, existem esses tipos de pessoas e irrefutavelmente cada tipo, vibra com um tipo de energia diferente.

E isso reflete muito nas religiões afros: Eu sou mentiroso porque sou filho de Exu, eu sou gordinho porque sou filho de Xangô, eu sou mandão e possessivo porque sou filho de Ogum, isso sim, pessoas, tem um CERTO e PEQUENO tipo de fundamento sim, mas é vocês têm algo que se chama livre-arbítrio e isso deve ser imperativo. Se possuem essas tendências energéticas, consequentemente são tendências e não regras, a pessoa que tem tendência a engordar, se ela cuidar de sua alimentação e praticar exercícios, dificulta o ganho de peso, assim somos nós em nosso campo mental e espiritual, tendência não é uma máxima que temos que ser.

Pelos Orixás trazerem essa energia é que criou-se as lendas, a mitologia, a história, repleta de histórias de traição, guerra, amor e ódio, baseado nesse princípio que os filhos de determinados orixás trazem seus defeitos e qualidades, assim criou-se essa apoteose para ilustrar a ideia do tipo de vibração que cada orixá imprime aos seus filhos, mas é importante salientar, não é o Orixá que tem o defeito e sim a energia antagônica que o mesmo traz para dentro da cabeça do filho!

Querem sintonizar melhor com seus orixás? Se aceitem primeiramente, segundo, saibam que possuem o elemento primordial para mudarem: O Livre-Arbítrio. Steve Jobs disse uma vez para alunos de Stanford: Sejam sempre famintos!!!

Então… Busquem sempre o conhecimento, busquem a evolução e ela só se dá com o autoconhecimento, que por sua vez, só se dá reconhecendo suas deficiências e aptidões.

A melhor sintonia com o seu Orixá é o conhecimento que você adquire com a prática do bem e da caridade para com os demais, sejam bons, sejam íntegros, não estou pedindo para serem perfeitos e sim, deem o seu melhor, façam o melhor que podem, essa sim, é a melhor sintonia que farão para serem excelentes recipientes de energia para os mestres de luz.

Namastê

Neófito.

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *