Filosofia do Exu – A Percepção Individual, apenas um Ponto de Vista

Uma lembrança muito rápida que me veio com um Exu da minha corrente, através de uma pequena discussão sobre pontos de vista dentro de um Terreiro:

Eis que ele levantou uma garrafa e pediu pra eu olhar a garrafa na mão dele, aí ele disse:

– Menino, o que você está vendo aí?

Eu disse, estou vendo a garrafa, o rótulo da marca e percebi que a garrafa AINDA ESTÁ MEIO CHEIA.

Olhando para a mesma garrafa, mas do lado dele, ele disse:

– Eu não estou vendo nenhum rótulo, menino, estou apenas vendo que a garrafa JÁ ESTÁ MEIO VAZIA.

Ou seja, estávamos vendo a mesma coisa, a mesma garrafa, mas de ângulos diferentes e IMEDIATAMENTE percebi que com isso, também vimos coisas diferentes.

Podem perceber que além do adesivo da garrafa que eu pude presenciar e ele não, a noção da quantidade, como o MEIO CHEIO e o MEIO VAZIO e também a noção TEMPORAL foi diferente, o AINDA ESTÁ com o JÁ ESTÁ! Ou seja, todo ser possui uma percepção individual de acordo com suas experiências e conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, logo, tanto eu quanto meu exu estávamos certos, estávamos falando sobre a mesma coisa, mas de pontos de vista diferentes.

Isso curiosamente me veio à lembrança ao postar outros dois assuntos polêmicos, além de debater com o irmão Marco, sempre presente aqui no blog e que já virou um amigo. Essa mensagem acima corrobora com o que eu sempre digo aqui, o blog é apenas uma das visões do Todo, aqui é uma forma de você se localizar no Espaço, ter um Norte, nem sempre aqui poderá ser o melhor caminho, mas já é uma encruzilhada, um ponto de partida,  já é uma referência para futuras dúvidas e conhecimentos que adquirirão em suas jornadas. Aqui eu retrato minhas experiências com as casas que visitei e também muitos ensinamentos dos meus mentores, mas como eu sempre digo, os meus podem exigir ou deixar de exigir certas coisas que não conferem com os de vocês.

Aqui é apenas mais uma das diversas fontes de conhecimento, não é a Verdade Absoluta e sim Apenas Mais Uma das Infinitas Verdades.

Estudem, Reflitam, Ouçam os seus Mentores.

Que sejam Contemplados com a Luz Maior e a Santa Paz Cósmica.

Neófito da Luz.

Anúncios

6 comentários sobre “Filosofia do Exu – A Percepção Individual, apenas um Ponto de Vista

  1. É sempre assim mesmo, dentro de cada vivência há um ponto de vista, por este motivo, sempre deve haver o respeito.
    Queria aproveitar neste meu primeiro comentário em parabeniza-lo por seus textos, idéias e ensinamentos compartilhados. Cheguei aqui através de um irmão de fé muito querido, e aprendi muito com a sua forma de pensar.
    Sou muito nova ainda dentro da nossa querida Umbanda, sei que tenho muitos aprendizados pela frente, contudo, seus textos nos dão uma visão mais analítica, mais ampla, e não somente aquela coisa mesquinha que vemos em muitas casas.
    Mais uma vez, obrigada por tudo!
    Axé, beijos!
    Natália

    • Olá irmã Natalia. Obrigado por auas palavras e sua visita. Sempre que eu puder contribuir de alguma forma, sempre estarei a disposição, os comentários são a principal forma de incentivo. Muito obrigado. Muita paz e amor para todos nós. Namastê.

  2. Parabéns pelo blog! Tenho acompanhado alguns de seus textos e realmente me surpreendi positivamente com a racionalidade e ordenação de suas ideias e posicionamentos críticos. Exemplar bom senso exposto ao encarar a umbanda de forma não “fetichista” e voltada à tão difícil e complexa tarefa de se chegar à simplicidade da prática religiosa que nossos guias e mentores transmitem.
    Muitos se esquecem de ir à fonte e passam a brotar ensinamentos “sabe-lá-Deus” de onde e, o pior, colocam tais ideais egocentristas nas “falas” dos guias. Andamos cansados de tanta “pompa”, tantos “fundamentos” sem fundamentação real, tantos “penduricalhos”, enfim,cansados de uma umbanda “alegórica” e “carnavalesca”.
    Assim, uma vez mais, parabéns pela objetividade e pela iniciativa de abordar nossa religião dialeticamente.

    Abs.

    • Reverton, muito obrigado por sua visita e sua opinião.
      Fico muito feliz que agrade algumas pessoas, nem que seja uma pequena parte dos adeptos dessa religião.

      E mais uma vez agradeço de coração suas palavras.
      Muita Luz e Amor para todos nós.

  3. Seus posts são de uma imensa valia na minha vida, Obrigada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s