Dia da Semana dos Orixás

Aranauam, irmãozinhos.

Atendendo um questionamento da irmã Juliana, vou tentar ser mais específico quanto aos guias e dias da semana.

Já perceberam que em várias liturgias os dias da semana podem alternar? Um exemplo básico é o dia do Exu, em algumas casas ocorre na segunda-feira e em outras na sexta-feira. Até mesmo a vibração Iansã, existem casas que cultuam no dia de Xangô, na quarta-feira e em outras no sábado, junto com a linha das águas, que ainda estão Iemanjá, Oxum e Nanã.

Como sempre disse, a diferença de liturgias é sísmica e necessitaria de um hercúleo trabalho de compilação para que fosse unificado de certa forma isso, o que não seria o caso.

Na Umbanda de Zelio Fernandino, ou seja, a famosa Umbanda Branca, não existia essa diferenciação de Dia da Semana para o Orixá, isso veio com a fusão dos fundamentos do Candomblé. É claro que dependendo do dia, existem vibrações que são mais fortes que outras, por isso, o que eu aprendi com o Sr. Chico, foi o seguinte:

Domingo – Erê;
Segunda-feira – Exú e Almas (Inclui Obaluaie);
Terça-feira – Ogum;
Quarta-feira – Xangô;
Quinta-Feira – Oxóssi;
Sexta-feira – Oxalá;
Sábado – Iabás.

Não é muito diferente do conhecido, mas é dessa forma que eu sempre trabalhei. Não estou dizendo que é a correta, mas é da forma que eu aprendi. Como eu disse, mesmo no plano espiritual, cada guia tem o seu ciclo evolutivo, a sua carga cármica e o seu nível de aprendizado, e dependendo da forma que você trabalha, da colônia da qual você se origina, a forma de trabalhar será diferente.

E algo que eu sempre digo, todos estão certos, vai depender da Força de Vontade e empenho que você se dedicará ao resultado do seu trabalho.

Anúncios

Um comentário sobre “Dia da Semana dos Orixás

  1. Olá
    Descobri o seu blog e fiquei encantada com os temas abordados.
    Como seria bom se todos que trabalham com a espiritualidade estudassem e conhecessem o outro lado que nos dá a energia e a vida.
    Sou médium iniciante, e gostaria de colocar um tema para o qual peço um pouco do seu conhecimento e sabedoria.
    É sobre as entidades de EXU. Não me sinto confortável nessas giras, porque não confio “nas pessoas” que trazem essa entidade de grande força.
    Nem todos sabem que Exu é uma entidade do bem e do equilíbrio entre as forças positivas e negativas. Muitos acham que é uma energia que vem para trabalhar o mal e com isso se apossam de condutas inapropriadas e geram um ambiente ruim, ou seja, desfazem a egrégora pondo em risco aqueles que estão ali imbuídos de fraternidade.
    Acho que o tema seria Vibração Exu x vibração médium. Como nós verdadeiros amorosos da espiritualidade podemos lidar com a vaidade daqueles que ainda não conseguiram chegar nesse nível? Essa é a minha preocupação e receio, ser atingida por faíscas desse equivocado relacionamento.
    Por favor, veja se pode nos agraciar com esse tema tão delicado.
    Um abraço e luz no seu caminho.
    Nazareth

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s