Vibração Exú

 

Axé meus amados irmãos.

Antes de ler esse tópico, sugiro acompanharem primeiramente esses:

https://umbandadochico.wordpress.com/2012/04/14/os-diferentes-tipos-de-liturgia-umbandista-parte-i-exu/

https://umbandadochico.wordpress.com/2012/04/15/os-diferentes-tipos-de-liturgia-umbandista-parte-ii-exu/

Conforme podemos acompanhar em tópicos anteriores, as diversas escolas e liturgias a respeito da Vibração Exú.

Vou aqui parafrasear algo que o Rei das Sete Encruzilhadas sempre falava: “Não Confundam, habitar nas trevas com trabalhar nas Trevas” e isso, significa que não é porque ele trabalha no plano Astral limítrofe ao plano material que é onde ele faz sua morada, pelo contrário, sua função é estabelecer a Ordem nos Caminhos, em cada portal existente no plano astral para o plano mais denso. Então, Exú é o Senhor dos Caminhos também.

Importante salientar que cada Exu tem o seu campo mágico de Atuação, entre eles são:
Cemitério ou Calunga Pequena, Mar ou Calunga Grande, Rios, Areia, Cachoeira, Mata, Cruzeiro, Encruzilhada, Porteira, Almas, Igreja (Pode ser das Almas também). Além dos pontos mágicos de energia, também podem trabalhar sob a égide de mais de um Orixá.

Muitas liturgias dizem que Exu trabalha diretamente com Ogum, o que não deixa de ser uma verdade, mas Exu pode trabalhar sim com a Vibração de Xangô, Oxóssi, entre outros orixás, sempre importante salientar que geralmente o Orixá manda o seu Exú para sua corrente mediúnica. Cada Orixá pode mandar um ou até mais.

Vamos tratar um pouco sobre ponto mágico, é onde o seu mentor atua com maior poder, com maior proficiência, é onde ele pode abrir portais e mandalas para descarregar maus fluídos, para realizar todo o seu trabalho magístico, é onde ele possui mais força, é onde a vibração dele é mais poderosa. Existe também os Exus que trabalham em mais de um campo, por exemplo, Rei das 7 Encruzilhadas das Almas, depende da vibração que o Exú traz.

Mas exemplificando melhor o que eu to querendo dizer, o Sr. Marabô, ele atua nos campos vibratórios de Iemanja, logo, ele é das águas, o seu elemento de trabalho é a água, onde ele descarrega as energias deletérias é nas águas.

Cada guia tem o seu elemento de trabalho, o seu elemento onde ele adquiriu a maestria do seu trabalho, bem como o local onde é mais favorável trabalhar com tais elementos, onde ele tem maior afinidade de buscar sua energia.

Em suma é isso, a “qualidade” do seu exú é o campo de atuação dele, ex. Exú dos Rios, Tranca-Rua das Almas, Tranca-Rua da Encruzilhada, Capa Preta das Almas e assim por diante.

Também há o aspecto de oferendas, vou me antecipar um pouco aqui e posteriormente falarei sobre o assunto de oferendas em posts próximos.

Uma vez foi-me dito que a Oferenda nada mais é que retribuir aquela essência que a Natureza te deu, ou seja, como Orixás e Mentores utilizam elementos naturais para a prática da magia, com isso, a oferenda é você retribuir à natureza aquela energia emprestada, achei extremamente plausível, realmente é um ponto de vista inteligente e interessante, e que  sinceramente, tomei como verdade e achei interessante. Mas isso não significa que temos que matar animais, fazer trabalhos com “ejé” ou até mesmo a “menga” que é o sangue do animal para obtenção de magia. Isso é muito comum em muitos terreiros, há também os centros que fazem a matança sem o conhecimento dos filhos, e isso é mais comum que imaginam.

Esse é um fundamento sobre oferenda que eu gostei muito, mas mesmo assim, meus mentores nunca pediram oferenda, e confesso que muitas vezes fiquei paranoico com isso, achando que eu não tinha absolutamente nada, que só recebia “vento” como diz o pessoal do candomblé e com isso, fui começar a procurar sobre, e quando me deparei com dois babalorixás que jogaram búzios e falaram a mesma coisa, fiquei muito mais tranquilo.

Acho que já estressamos demais sobre o Assunto Exú.

Tem muito material sobre Exu no site para que possam ler, quaisquer dúvidas, estarei mais atento aos comentários.

Por favor, não me venham com perguntas de como “AGRADAR” Exú ou qualquer Orixá. Rs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s