Umbanda

A Firmeza de Cabeça

Firmeza de Cabeça
Retirado do Blog “Guia da Alma”.

Queridos irmãos, me vieram algumas questões sobre o que é a firmeza de cabeça, como firmar a cabeça para facilitar a incorporação e trazer um mentor mais firme ao corpo.

Primeiramente sei que o que irei postar aqui será extremamente polêmico, mas acho de extrema importância ressaltar para que o médium não busque o impossível.

Muitos médiuns se preocupam porque na sua incorporação eles conseguem ver ou ouvir tudo ou quase tudo, e que o seu sacerdote ou seu amigo não lembra de absolutamente nada, gostaria de enfatizar que isso não passa de uma falácia, uma vez o Sr. Chico Preto me disse:

“Mais vale a firmeza do médium ao seu nível de consciência durante a comunicação (Incorporação)”.

Eu sou umbandista há praticamente 13 anos, e há 8 anos estudo a Umbanda, visitando templos de prática umbandista, e afirmo com toda veemen cia, se já existiu incorporação inconsciente, eu nunca presenciei. Mesmo os iogues que dedicam grande parte da sua vida, chegando até a 12h de prática diária não conseguem desligar-se completamente do plano terreno, quem dirá nos umbandistas que praticamos a incorporação durante 4, 5 horas no máximo 3x por semana?

Podem observar em muitos dos meus posts, onde relato minha total ou parcial visão durante a incorporação, e asseguro-lhes que isso não impede e nem denigre meu trabalho, pelo contrário, ainda sou agraciado por certas experiências que nunca teria estando sozinho, o melhor disso tudo? Consigo ver gradativamente a melhora daqueles que solicitam a cura ou outras solicitações às entidades.

Portanto, não se prendam a firmar, firmar e firmar achando que somente a incorporação inconsciente é satisfatória e eficaz, muito pelo contrário, seria um processo extremamente caótico, você simplesmente doar seu corpo e o mentor fazer o resto, portanto, como relatei em meus posts: Medium burro = Entidade burra. Ela utilizará de seus recursos mentais, mediúnicos e físicos para amparar o consulente, portanto, é de sua obrigação possuir uma conduta ilibada para os trabalhos, aí já começa o seu trabalho de firmeza: Sua conduta fora do terreiro.

Só para concluir sobre a incorporação, não busque a inconsciência, busque a evolução, o sincronismo energético e vibratório entre você e sua entidade, conheci um médium consciente e nele ocorreu as minhas melhores consultas e nele também presenciei as mais fantásticas obras de cura.

Quanto mais ligado você estiver com sua entidade, melhor a eficácia dos trabalhos.

Agora voltando ao escopo do assunto, sobre o que é firmar e como firmar a cabeça.

Firmar a cabeça é o ato de dirigir a concentração ao ato de comunicação com sua entidade, seja incorporação, audição ou visão, é o ato de livrar a mente, meditar e concentrar na vibração da entidade.

O Ato de firmar a cabeça não tem uma receita ou uma maneira correta, porque ela é extremamente pessoal, mas existem algumas alternativas que propiciam uma melhora significativa na incorporação. E como se trata de fazer com que a energia tenha um sincronismo consistente para que facilite o trabalho da mediunidade proporcionando maior eficácia nos trabalhos, nada melhor do que pensarmos nos próprios protagonistas da situação: Os guias.

Seguem abaixo algumas dicas para quem quiser praticar, já vi muita eficiência nos métodos que ilustrarei abaixo porque são métodos que transmiti aos filhos da casa:

– Depende de como funciona a casa do medium, se os trabalhos forem realizados aos sábados, o que acha de solicitar ao seu sacerdote, para passar o dia deitado em jejum até o almoço, após almoçar, voltar e ficar deitado em frente ao altar? Já que seus mentores estão familiarizados com a vibração da casa, nada melhor que você também se adequar a essa vibração, dedicando esse tempo à evocação de suas entidades, realizar pedidos e agradecimentos aos seus orixás, acender velas para os mais afins. Com esse método, que por acaso, realizava-o constantemente, comecei a adquirir maior vidência e a faculdade auditiva;

– Antes de dormir, que tal dedicar 10 min trazendo para perto seu caboclo, preto-velho ou o seu guia de firmeza (Aquele que vem com maior frequência ou que se sente melhor em sua matéria para conversar)? Acender uma vela para o anjo da guarda é uma ótima pedida;

– Antes de começar os trabalhos, é natural ficar aquele bate-papo com os irmãos para saber como foi a semana. Não seria melhor você ficar quietinho no seu canto, acender uma vela pro seu orixá, pro seu guia e ali visualizar (Isso mesmo, utilize fundamentos do filme “O Segredo” porque são fundamentos de mais de 5000 anos já contidos nos Vedas, a escritura mais antiga do Mundo, na India) as graças que ele poderá realizar com a sua mediunidade firme;

– Estude pouco fundamentos, não procure ficar lendo livros infundados, nem meu blog pra ser sincero [risos], os seus guias te fornecerão o conhecimento necessário, eles saberão com que forma o seu corpo e sua vibração trabalha melhor, a maioria dos seus guias vieram da mesma colônia ou escola espiritual que você, é muito melhor acreditar neles do que em qualquer outra pessoa, acenda vela, faça pedidos, peça ensinamentos, e eles virão através da sua intuição, pode ter certeza;

– Sinta a exaltação, você dedicando esse tempo a eles, você começará a sentir certas coisas, como dar um grito de guerra do caboclo, um ponto de Umbanda que você fixou na mente, uma alegria inexplicável, são indícios que seu trabalho começará a render bons frutos;

– Seja persistente, acredite em você, você com a união deles não terá limites, você poderá começar a realizar graças até mesmo desincorporado, a união vibratória será tanta, que você também herdará algumas faculdades deles, seja a cura, a consulta, a visão.

O caminho não é fácil, como tudo na vida, requer dedicação, tempo e amor, mas asseguro-lhes com toda certeza, o resultado é inenarrável, é maravilhoso, você começará a ter amizade com eles, sentirá, ouvirá, é maravilhosa a sensação. Esforce-se, o hinduísmo diz que para todas as práticas, temos que ter as três ações: Paciência, Prudência e Perseverança. Isso também ocorre na prática umbandista.

Lembre-se, a Umbanda é uma troca, de tempo, energia caridade, quanto mais preparado estiver em sua comunhão com o Mundo Espiritual, maior a Força que terá para continuar realizando o trabalho. E lembrem-se sempre, a limitação está sempre na cabeça de vocês!

Obs: Muitos blogs se apropriando do meu artigo sem dar os devidos créditos, parabéns aos umbandistas que pregam a caridade, a honestidade e mal conseguem seguir de forma simples a prática da honestidade. 

Paz Profunda.

Neófito da Luz

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 107 Comments

  1. Adorei o post. Achei bem interessantes as suas dicas. Infelizmente ainda não encontrei um templo de Umbanda no qual eu me identificasse, para retomar os meus trabalhos mediúnicos. Parabéns! 😉

  2. Olá, irmão de fé!

    Considero excelente o seu texto. Com a experiência já adquirida, você fala com propriedade e toca aqueles que, como eu, estão no início da caminhada espiritual.
    Já exercito algumas práticas que você recomenda e vou procurar incorporar outras comentadas no artigo.
    Parabéns pela lucidez e por ajudar outros irmãos que começam a conhecer essa religião maravilhosa chamada Umbanda. Muito obrigado!
    Axé!

    Abraço
    CARLOS.

  3. Adorei o pots, seu texto ajudou bastante a esclarecer algumas de minhas dúvidas.. Estou em desenvolvimento espiritual em meu terreiro, tenho tido dificuldade em diferenciar a vibração das entidades que se aproximam de mim.. seja minha cabocla ou minha cigana.. por isso acabo “travando” e talvez atrasando uma possível incorporação.. vou seguir seus conselhos e tentar me concentrar bem antes das giras, isso pode ajudar..
    Muito obrigada!
    Axé
    Caia

  4. Oi meu irmão!
    Parabenizo-o pelo post e desejo a você paz, força e luz! Percebo que trata-se de um espírito bom, justo e amigo! Fiquei emocionado nesse post. Como foi linda sua colocação e suas dicas (e já pratico algumas). Pode acreditar que até nesse post você foi instruido. Sou de Belo Horizonte, Umbandista há 2 anos e muito muito sedento de Deus, e tenho um amor sobrenatural por Ele e pelos Orixás e Guias de Umbanda. Felicidades a você sempre, nessa e em outra vida.
    Paz a você e seus filhos.
    Thiago

  5. eu adorei, parecia que estava falando comigo. a pouco temo (+- 3 meses) eu fui visitar uma casa que me fez muito bem e continuei indo até q um dia eu pedi permissão para ajudar foi então que passei de assistente a voluntária até que teve a ida a cachoeira e eu nem dormi direito com muita ansiedade, fui e lá incorporei pela 1°vez, fui encaminhada pra o lado da preta velha e só sai quando acabou sei como começou e não lembro muito bem como terminou mais até o dia de hoje(30/11/10) não aconteceu mais. Isso é normal? como faço para aprender mais coisas? eu não conheço, intima mente, ninguém. Caí lá de pára quedas e sinto uma vontade de ficar lá, sinto q lá é meu lugar mais sou completamente leiga.
    Tem como me ajudar? Abraço agradecido desde já!!!!!

    1. Adorei o post!! Sou medium em desenvolvimento e tenho uma certa dificuldade para me concentrar, porém suas palavras me derão um norte e mais do que isso, nós temos a confiar em nós mesmos e nossos guias.
      Parabéns!!!

  6. Raramente encontramos pessoas que pensam dessa maneira. Realmente a incorporação consciente é um assunto polêmico. Mas eu faço minhas as suas palavras. A consciência nos dá a oportunidade de aprender também com os ensinamentos passados pelo guias. Não vou “re-falar” o que já foi dito, por isso me limito a dizer que adorei o site e a proposta de discussão e esclarecimento.

    Abç.

  7. Muito interessante o seu ensinamento,já ouvi a menos de um ano que o melhor medium, é o consciente.
    De fato é um assunto polêmico,conheço a umbanda desde bebê,pois cresci junto de algumas pessoas que trabalham em cento de umbanda.
    A verdade é que não deixamos de aprender, e já tenho a experiencia de poder falar que é verdade que quando mais tempo se tem para fazer orações a nosso ANJO DE GUARDA e quando sabemos que temos mediunidade,quando mais tranquilo o lugar e estiver em paz consigo e com os outros,liberando o amor ao próximo e o perdão é mais rápido que vemos grandes resultados.
    Agradeço as suas palavras.
    Desejo-lhe muita força,muita paz e muita luz.

  8. Parabéns pelo post. Espero que o blog esteja atualizado na medida do possível. Muito esclarecedor, vai ser útil no meu momento de desenvolvimento. Abraço fraterno.

  9. Tenho a certeza de que vc ajudou e muito a alguns médiuns que estão começando e principalmente na gira. Pois eu vejo os guias pedirem que eles firmem a cabeça e muitos não explicam. eu sou sincera, rsrs, na hora eu pensava no orixá para o qual eu ia girar e foi muito bom. Mas cada caso é um caso, vai tb do médium se conscientizar que ele está alí para aprender e desenvolver com muita seriedade o seu trabalho…. muito axé a vc.

  10. oi como faço para saber mais sobre concentraçao?eu sou nova na umbanda e nao sei de muita coisa,preciso saber o que é exatamente firmar a cabeça,gostaria que vc postasse mais algo sobre isso.quando firmamos a cabeça,no que exatamente pensamos?o que poderemos faser para que seja mais facil?tenho 14 anos e comecei agora,por enquanto eu só encorporei o exu(pagão),mais foi sem querer eu só bebi um pouco e quando cheguei em casa eu me encorporei,mais foi tudo derrepente sem eu menos saber.obrigada espero respostas.

  11. A mais ou menos 4 anos atras perdi totalmente a minha fé fiquei todo esse tempo afastada do centro onde frequentava. E a uma semana voltei a frequentar sintir que tinha recuperado a minha fé quero agora seguir em frente seguir o meu destino . A unica coisa estranha é que tive uma certa dificuldade de incorporar ere giria de baiano e antes o meu cabloco veio,mas na hora de receber a baiana eu não conseguir me sentir cansada,e um pouco tonta.isso é normal? ah adorei as suas palavras.

  12. to com uma duvida, na hora da gira pra incorpora algum guia eu tbm tenho que pensa no meu orixa??
    axé..

  13. Ola, muito bom o post, obrigado por dividir.
    Estou na umbanda ja faz 4 anos e agora estou recebendo algumas entidades, mas eu fico conciente, eu achava que estava errando em algum ponto ou estava ate mesmo “comentendo ” animismo, mas não era bem assim, sinto a energia do caboclo, do exu, do baiano e a do marinheiro e que eu realmente “apago” lembro apenas de detalhes, eu achava que estava cometendo algum erro.
    Mas ja deu pra ver que e normal e faz parte do desenvolvimento espiritual. desde ja agradeço. e se puder responder fico agradecido.
    abraço
    PAZ a todos

  14. Muito pertinente o post. Estou começando o trabalho de incorporação e me sentia muito estranha por ter a consciência do ambiente. Mas buscando estudar vi que a umbanda não precisa da inconsciência total. Muito pelo contrário o estudo é fundamental nos trabalhos mediúnicos e que essa união da consciência e o guia espiritual é maravilhosa. Já frequentava centro espírita, hj sei que todos esses anos de estudo estão me ajudando muito na umbanda. Sou feliz por isso ! Salve …

    1. Obrigado pela sua visita em meu blog.
      Fico feliz que tenha encontrado algo para te confortar!
      Paz Profunda!

    1. Paz Profunda irmão Irineu. Muito obrigado pela visita.

      Estamos a inteira disposição. Se quiser acompanhar pelo facebook, nossa fanpage é

      Namastê.

      Neófito da Luz

  15. Olha, eu tenho 17 anos mas começei a frquentar o centro com os 15 anos, fiquei como pasciente 1 ano, e no fim do ano passado eu fui chamado para faser parte da corrente, mas tem um porem eu so posso incorporar com 18 anos pq ! a minha mae nao sabe q eu frquento entao eu so posso incorporar depois q eu me entender como ‘gente’. So q eu ja cinto uns arrepios uns balanço, e na ultima semana q passou uma medium chegou perto de min, isso foi na hora do encerramneto do trabalho, quando eu fui bate cabeça, eu centi uma vibraçao.
    obs: isso ja e o começar, das visualzaçoes das entidades neh !
    ignore o meu e-mail.

  16. Gostei do seu post. Me esclareceu bastante coisas a respeito do que eu estava pensando. seu post e simples, mas e isso que o faz que todos a leram ele ate hoje o marque. parabens 🙂

    1. Paz Profunda irmão Leonardo.

      Estamos a inteira disposição. Se quiser acompanhar pelo facebook, nossa fanpage é

      Namastê.

      Neófito da Luz

  17. Olá meu nome e cristiane, lendo seu texto e suas dicas me senti tão bem e um sentimento de afirmação do que vc estava dizendo venho sobre mim. Sou umbandista a pouco tempo mais espiritualista a muito tempo, eu ja sinto parte dos sentimentos dos guais vc falou, uma vontade de falar uma lingua estranha uma vontade de sorrir e encho meu olhos de lagrimas. acho que vc tem ração no que diz a respeito deste assunto e vou praticar muito obrigado e muito axe pra vc.

    1. Obrigado pela sua visita em meu blog.
      Estamos todos na mesma via que leva à Senda da Caridade, é normal passarmos pelos mesmos processos.
      Paz Profunda!

    2. Prezada Irmã Cristiane.

      Muito obrigado pela sua vista, estamos a disposição.

      Se quiser, temos também a fanpage do facebook: OrbiumCoelestium para maiores informações.

      Paz Profunda.

  18. PARABENS, VC PASSA A MENSAGEM E ACORDO COM A NECESSIDADE DE MUITAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE EU QUE FICAVA PENSANDO COMO FORTALECER MINHA MEDIUNIDADE, OBRIGADA PELOS ENSINAMENTOS, POIS VC É UMA PESSOA DO BEM, MOSTRANDO O CAMINHO A SEGUIR FIQUE COM DEUS

  19. olah, frequento a umbanda pouco menos de um ano, minha coroa segundo o ifá e de obaluae com yemanja, e com isso meu pai, e todos do terreiro tiveram uma grande surpresa pois seria o primeiro filho de obaluae da casa.
    Mas com isso tbm veio uma grande responsabilidade,e ateh um certo medo da nossa religiao, pois todos falam q minha coroa eh muito bonita e muito importante para todos……..Com o tempo isso ficou dentro de minha cabeça e por sentir tamanha responsabilidade, e nao me sentir pronto para a mesma acabei me afastando do terreiro, por falta de confiança em mim mesmo.
    Nao sei onde possa estar errando, pois amo minha religiao, mas todas as vezes que vou tomar um passe com alguma entidade, todos me dizem a mesma coisa,”voce tem q confiar mais em seu Orixa”, ai fico me perguntando: “mas como confiar mais?”, onde sera q estou errando?…….
    E depois de um tempo afastado refletindo a vida aonde estava errando, me aparece uma mulher q veio de muito longe, mas conquistou muito minha confiança e pude tirar algumas duvidas juntamente com seu blog, mas qunado estava passando essa angustia ela me disse q tbm carrego oxossi em minha coroa, isso sera possivel?
    muito obrigada pela atençao, e pelo conforto que vem me proporcionando
    sua bençao

    1. Prezado irmão Jefferson.

      Saudações fraternais.

      Primeiramente gostaria de dizer que fico muito feliz que tenha diminuído algumas dúvidas com o blog, sim, é possível que você tenha Obaluaie, Iemanjá e Oxossi.
      Isso significa que sua linha é TOTALMENTE VOLTADA a cura e transmutação. Obaluaie em alguns terreiros é considerado o orixá da cura, na minha concepção é a transmutação, é a mudança de algo de um estado para outro.
      Iemanjá carrega o fluído universal da vida, que é a água, que também é totalmente voltada a cura e Oxossi, que traz a cor verde, que pela cromoterapia é utilizada para cura. É um enredo muito interessante o seu.

      Confie em você…

      A disposição para eventuais dúvidas.

      Paz Profunda.

      1. muito obrigada pela explicaçao irmao, agora vejo q tudo faz sentido…..
        sua Bençao e muito Axe a todos irmaos de Fé

  20. adorei eu nao sabia como firmar minha cabeça na linha de desenvolvimento(por que eu ja desenvolvi duas vezes)pois na hora que colocaram eu e a minha colega pra desenvolver meu coraçao começou a bater rapidamente ai quando começaram a cantar pra mineiro minha pernas começaram a tremer sozinhas só que parecia que era eu ainda tipo eu fique com muita vergonha gente mais ai deu tudo certo só que na hora que eu fecho os olhos eu ja começo a tremer….nao da tempo nem de concentrar…..AXÉ pra todos os seguidores e simpatizantes….

    1. Olá Rony,
      Tudo bom?

      Pode me falar mais sobre a linha de mineiro que comentou no seu comentário.
      Já ouvi poucos relatos sobre essa linha e gostaria de saber de alguém que tem contato direto.

      Muito obrigado.

  21. Estou iniciando na UMBANDA, gostaria de saber de que linha é o Ventania, (Preto Velho), Exu Gira Mundo, e o Cobra Coral. Cobra Coral é da linha de Preto Velho.
    Pode ser o Ventania, meu guia de cabeça, o Cobra coral (Preto velho), e o Gira Mundo.
    Confuso, mais alguém pode me ajudar.

    1. Namastê, Fernando.

      Desculpe a demora para a resposta..
      Nada melhor que seus próprios guias se apresentarem e eles mesmo dizerem quais posições ocupam em sua corrente mediúnica. O meu guia de cabeça demorou nove anos para se apresentar, se esse for o seu caso, é bom ter paciência, rsrsrs.

      Em alguns filhos, os guias de cabeça se apresentam muito rápido, em outros, demoram um pouco mais, alguns filhos, seus guias dão o nome rapidamente, em outros, é um processo mais vagaroso. Isso vai depender, é difícil afirmar se eles já são os de trabalho mesmo. Pra você ter uma idéia, hoje raramente trabalho com alguma entidade que comecei a trabalhar em meu desenvolvimento. É muito relativo, só conhecendo sua linha e acompanhando de perto para poder informar com maior precisão.

      O que eu recomendo é seguir as recomendações desse post para que vocês possuam uma afinidade maior e que possam conversar, porque eles também podem não estarei de acordo com a casa de onde você trabalha e demorarem ainda mais para se apresentar.

  22. Se Possível, gostaria de entender, no centro as mulheres, em desenvolvimento mediúnico, giram muito tenpo, até agora só vi mulheres, e o homens também giram, ou depende do caboclo.

  23. Parabens pela ajuda pois estou em desenvolvimento mas para min esta dificil pois eu gostaria de apagar na hora que dou passagem para minhas entidades mas nao consigo ainda estou no primeiro estagio (balancando muito pernas pesadas e muito calor)
    vou manter contato com vc para vc poder me orentar tb ok

    Silvio

    1. Acontece o mesmo comigo tb, só que o calor acontece nas costa, queimando como fogo, as pernas como se flutuasse, que após fico de joelho. mas o que gostaria de saber é se os homem giram (como se fosse pião).

  24. Obrigaduu adoreii seu psot… estou desenvolvendo a 4 meses .. e ainda naum recebo nenhum guia.. mas sinto algo na minha kabeça… mas tenho pacienciaa… meus orixas vão me ajudar obrigado..

  25. Obrigado pelo esclarecimento , a muito tempo venho tentando entender alguns fundamentos relacionados ”A FIRMEZA DE CABEÇA” .

  26. Adorei ler esta mensagem, era tudo que eu precisa ouvir. As vezes encontramos respostas, e entendimentos das coisa nas palavras. É de grande sabedoria, aqueles que consegue transmitir uma paz espiritual. obrigado!

  27. Querido irmão, sou um mediun á 28 anos trabalho em um centro de umbanda á 1 ano e 28 entre o povo que esbarra comigo, suas palavras foram de grande proveito aos indecisos e iniciantes parabens pela brilhante interpretação do seu mentor.

  28. Parabéns, sua lucidez é algo desejável … ao dizer para não ler coisas infundadas concordo plenamente, mas o estudo, a leitura de coisas edificantes (moral, espiritual e intelectual) são importantes, pois como você mesmo diz “médium burro = entidade burra”. No entanto, vale lembrar que sabedoria é algo muito diferente de erudição ou conhecimento ou da simples memorização de informações. Para a sabedoria o caminho é árduo e requer humildade, bondade, fé, esperança (do esperançar = ser – fazer – saber aguardar – colher e, não do esperar = desejar e esperar que caia de algum lugar rs) e muito trabalho no servir. A união entre médium preparado e entidades alcançam um patamar muito elevado no cumprimento da missão pessoal e coletiva dos médiuns e das oportunidades que a Umbanda nos apresenta a cada dia de sessão. Abraços
    Ailton

    1. Sensacional, obrigado pelas contribuições, sempre bom elucidar a diferença entre sabedoria e conhecimento.
      Obrigado.

  29. Parabéns pela iniciativa, sou um medium em processo de evolução; Suas palavras me ajudam muito. Cada vez mais sinto melhor essa energia boa e incontrolável de querer amar o meu próximo sem nada em troca. Só por hoje em busca de qualidade de vida. Axé para todos nossos irmãos em terra e no plano astral meu querido. Epahey Oyá Ogunhê!

  30. Concordo com a resposta, sempre aprendi que somos nos que damos a conciencia, e qto mais ignorante o mrdim for, as entidades seguem da mesma forma, ainda tenho muito o que aprender, pois a nossa religiao, é uma busca constante de aprendizado diaria, a troca de conhecimento é importante, mas penso que para voce conhecer melhor suas entidades, voce deve se conhecer melhor tambem, pois cada passo, penssamento seu na mundo material reflete no mundo espiritual…..

  31. Até que enfim achei uma pessoa que fala de certos assuntos com sabedoria.
    Parabéns, sábias palavras…

  32. olá meu irmão de fé, como foi bom para mim ler tudo isso, sou uma irmã de fé que respeito por demais a umbanda, o terreiro onde iniciei fechou a bastante tempo, depois fui procurar outra mas aqui onde moro comecei a frequentar o centro espirita jesus e maria,kardecista, agora fundou uma nova casa , que as segundas feiras trabalha com umbanda, pois é como gostei , mas esta havendo uma briga em meu interior, me disseram que tenho que escolher, estou tão confusa,mas suas sabias palavras me iluminaram muito,como foi bom estava precisando, estou ´já ficando sem braço de tanto que me puxam , muito obrigado , muita paz e luz saravá gostaria de ouvir mais comentários com respeito, suelyestrelamaior@hotmail.com..

  33. adorei,muito bem explicadinho,sou de mesa branca mas tenho todas as linhas de umbanda,semana passa estava recebendo um marinheiro balanco e balanco mas nao encorporo duma vez,rsrs vou me apegar e firma bem com ele pra ver se da proxima eu incorporo!sou de mesa mas amo essa linda Umbanda,sarava todos os guias,salve essa banda linda baba.ABRACOS IRMAOS DE FE!

  34. salve salve irmão.

    Parabens pelo trabalho que vem realizando, que nosso Pai Oxalá, orixas e todos os guias contínuem lhe inspirando e orientando, porque esse trabalho está ajudando a muitos irmãos de fé.

    Muito axé pra ti.

  35. parabéns, a cada texto que leio, me interesso mais, e mais tenho vontade de ficar lendo, eu era evangelica por causa de meus pais; a familia do meu marido, umbandista, imagine o conflito!depois de alguns anos orando para livra-los do “demonio”kkkk, acabei adotando a umbanda como minha religião de coração!tenho todos guias , alguns orixas, porem com o falecimento de minha sogra(mae do terreiro), nosso terreiro fechou, e a mãe peqna não quiz continuar, conheci um terreiro pensando em continuar, porem o lugar tinha muita força e pouca experiencia, o dirigente utilizava de sua autoridade para fazer algumas coisas que não vale nem a pena comentar, graças aos guias do meu marido(que não trabalha com imcorporação, só intuição), pude enxergar as falhas…e acabei me afastando, e devido a algumas crendices e por falta de orientação, não frequentei mais nenhum lugar, temos o somo de voltar e reabrir nosso terreiro porem foi dito por “alguem” que só odemos voltar depois que a mãe peqna limpar o terreiro, que continua fechado até hoje pois ela não se decide! me ajuda… quero voltar a trabalhar o que posso fazer, vc acha que se alguns filhos que aqui frequentaram e querem voltar, poderemos nos mesmos limpar o terreiro e reabri-lo? por favor me responda via imail. obrigada!!

    1. neofito gostaria muito de receber a resposta pra o que te perguntei, seria pedir muito meu irmão…….

  36. amei todas as respostas que eu queria saber, mais gostaria de saber mais sobri a umbanda, no caso eu sou filha de ynemaja como que eu pocu esta recebendo ela? e a minha velha e todos os meus guias, mim ajuda. adoru unbanda adoru macumba eu asvesis tenhu vibracao as pessoas vem ter consutas comigu, e eu as versis oussu o que elis falao e as versis eu nao oussu eu pecu ajuda o que eu devo faser. desde ja eu agradecor.

  37. Olá, obrigada por compartilhar esses ensinamentos. Para nos iniciantes é importante lê sobre esses tipos de assunto. Os meus irmãos da umbanda sempre falam isso para mim, mas, juro que eu não compreendia o significado real da palavra. Estava triste e perdida, vim em busca de lê alguma coisa que me confortasse e me confortou. Continue postando, que Deus continue abençoando o seu caminho. Muitas felicidades. Um grande Abraço.

    1. Muito obrigado por sua visita, Elisete, estou feliz que tenha te ajudado de alguma forma.

  38. sou médiún consciente sei porque vejo falo mas não controlo meu corpo e depois tudo que aconteceu fica como se fosse um sonho coisas me lembro outras não e isso que acontece mesmo?trabalho muito com zé pilintra ele bebe e fuma cachimbo mas quando ele vai embora não deixa nada de alcool no meu corpo e eu me sinto muito bem*-*

  39. Axé pra todos!!!
    Salve irmão, post excelente para iniciantes como eu! Mas como todo iniciante, estou repleto de dúvidas.
    No entanto, eu gostaria que você me tirasse uma só: eu comecei a incorporar há mais ou menos 2 meses e até hoje as minha entidades não abrem os olhos e nem emitem sons ou falam ou dão gritos de guerra, porém o meu Babalaô disse que as minha entidades ainda estão entrando em sintonia com a minha matéria, sou um médium consciente e sinto claramente as vibrações das entidades. O que eu queria saber se isso é normal?
    E quais livros você me recomendaria para aprimorar meus estudos??
    SARAVÁ!!

    1. Boa tarde, Augusto, tudo bem? O seu caso é muito normal, existem casos de até um ano ficar dessa forma. Um dos únicos livros que recomendo além de “Tambores de Angola” é “Guardião da Meia-Noite”.

  40. Sarava a todos os irmãos da umbanda. Sou iniciante em receber meu preto velho Pai Joaquim de Aruanda, porem quando sinto sua vibração estou sempre consciente como descrito no seu blog e fico na duvida se sou eu mesmo ou meu preto velho que esta presente no momento. Não quero parecer uma farsa na gira em que frequento, pois fico preocupado quando alguém me pede concelhos e não sei bem o que falar já que estou consciente. Meu mentor na casa “Pai Antônio” diz, em espirito, que quando estou consciente que devo seguir minha intuição (como vc comentou) e tenho feito isso, mais fico na duvida se é isso mesmo que estou fazendo esta correto.
    E quanto a utilizar cachimbo e vela no momento da incorporação, o que vc aconselha já que me sinto consciente naquele momento?
    Um grande abraço!

  41. Muito obrigado por dar esse caminho a pessoas como eu que estão iniciando sua empreitada espiritual. Apesar de toda minha fé, estava quase desistindo, na maioria das vezes, sinto a vibração mais não incorporo nada, tenho muita dificuldade de concentração, principalmente quando tem muitas pessoas no local. Vou procurar a fazer isso que você explica. Realmente somos seres falhos, e queremos que as coisas sejam rápidas, mas não funciona dessa maneira. Mais uma vez muito obrigado! Axé

    1. Eu que agradeço pela sua visita, Alexandre, no que precisar, estou à disposição. Abraços fraternais.

      1. Estou precisando de uma orientação. tenho dificuldades em me concentrar, Porém todas as entidades já deram seus nomes em sonho e já sonhei incorporada com todas elas. Comecei a senti um mal estar ao final das giras (nauseas e uma leve tontura), porém ainda não incorporo. isso é normal? agradeço desde já

        1. Olá irmã Helienita, tudo bem?

          Essas náuseas são passageiras, é que o seu corpo ainda não está preparado para receber determinadas vibrações, tonturas também é muito comum, essas vibrações eu costumo dizer que são preparatórias para próxima fase, que é a “incorporação”.
          De certa forma, é uma boa noticia, mas vai depender da sua firmeza e desprendimento para que isso não seja uma rotina!

          Abraços fraternais.

  42. Meu nome é Valdete, sou kardecista, mas adoro os estudos da Umbanda tanto que estou lendo muito do que tem postado. Só que agora me surgiu uma grande dúvida o qual você poderia me ajudar a entender a dúvida é :
    Pode um médium de Umbanda dizer a você que você precisa fazer uma limpeza no ambiente de trabalho e na sua casa mas que o custo de cada um vai ser tal valor, e isso após passar a lista de todo material que vai ser usado, bom quanto a lista do material eu acho super justo pois o médium não tem obrigação alguma de custear isso á você, o dever é seu, mas quanto a cobrar para exercer um dom de que Deus lhe deu de graça e a pessoa fazer uso para fins lucrativos, isso é correto o médium fazer? e a casa em que o médium exerce seus trabalhos médiunicos se aceita que o médium cobre valores para fazer a limpeza ela esta certa ou também esta errada em permitir que se faça isso. Bom são muitas dúvidas mas vou começar com essas, e caso possa me ajudar fico lhe muito grata. E se possivel gostaria de receber a sua resposta por email.

  43. faz pouco tempo q comesei a trabalhar … todo vez fico consiente consigo ver td achava q tava fazendo alguma coisa errado .. ja trabalho com os eres , caboclos (jurema) boiadeiro e os bahianos, todo vez fico consiente , as vezes apago mais raramente apago to fazendo algo errado ?????????????

  44. entendo… venho buscado alguma forma de me consentrar e sentir meus guias pois converso com eles mas fico em dulvidas se eles estao mesmo me ouvindo…. 🙁

  45. Bom dia. Muito bonito oke eu li cheguei a chorar.ja sou muito chorona por tanto kerer
    trazer a minha mae e nao consigo.
    sou filha de iemanja faz 5 meses ke descobri ke tenho o dom só ke nun consigo trazer a mae.eu nun sei deixar minha mente limpa.e por isso sofro muito por tanto kerer e nao conseguir.
    Eu quando criança vivia muito nun mundo imaginario nun sei se tem algo a ver.e desde criança eu cresci dentro do salão do reino das tesmunhas de jeova

  46. Oi bom dia
    Sou filha de iemanja e tbm fui escolhida pela cabocla jurema a muito tempo e tenho o dom da vizao.só faz cinco meses ke descobri. Pois nunca acreditva pois cresci dentro do salão do reino das testemunhas de jeova e vivia muito nun mundo imaginario.só ke num sei firmar a cabeça ke nem dizem por mais eu tente trazer a mãe eu nun consigo e sofro muito
    Aguardo resposta obrigada

    e ja chorei muito por isso pois meu amor por ela é enormr

    1. TAtiane, tudo bem?

      Já chegou a ver o post “Firmeza de Cabeça”?

      Obrigado por sua visita.

      1. Ola obrigada por responder. Poderia me responder uma pergunta.como é possivel ter 7 cumpadre sou filha de seu caveira e ele disse ke tenho mais seis como pode.e eu ainda não consegui encorpora.se puder me explicar algo ficaria muito grata obrigada

  47. Estou simplesmente tocado com o conteúdo deste post, sou uma pessoa que estou iniciando agora Umbanda. conheci essa maravilha ha mais ou menos dois anos, diante desse período venho me aprofundando cada vez mais, o problema é que sou muito curioso e as acho que vou além e nem sempre a visão que tenho é formosa, então gostaria muito um dia encontrar alguém com que eu possa conhecer em aprofundar mais sobre essa filosofia magica , porem se bem trabalha perigosíssima , se puder meu irmão e tiver tempo, alem de ser super evolutivo, será uma,grande benção e satisfação poder discutir isso com vc

  48. Muito bom o texto!! Acho que as pessoas se preocupam demais em definir qual a melhor ou pior forma de incorporação, quando na verdade todas tem a sua função e servem para a elevação espiritual do médium, de seus guias e, principalmente, dos consulentes. Vejo uma preocupação exagerada em definir o arquétipo e o orixá de cabeça, como se fosse uma brincadeira de cartas onde uma seria mais poderosa que a outra. A umbanda deve ser expressada no Amor e na Caridade, independente da forma como a espiritualidade se apresente. Desejo muita Luz na caminhada de todos!!

  49. Olá,
    Lendo aqui percebi que você não tem visto mais médiuns inconscientes e senti que deveria escrever..rsrs
    Realmente esse não é meu caso, porque percebi que vejo tudo, mas minha mãe de sangue não se lembra de absolutamente nada, eu já presenciei a incorporação dela algumas vezes e em nenhuma destas vezes ela percebeu que estava incorporada, percebo que nos momentos de incorporação a memória dela “apaga”, seria como se aqueles momentos não existissem, ela apenas se recorda enquanto não está incorporada, logo a incorporação termina e para ela não teve incorporação. Chega a ser engraçado ver a criança dela brincar, rir, dançar e ela ao menos ter notado. Para ela nada aconteceu.
    Ela foi a primeira pessoa que vejo que ainda é inconsciente.
    Abraços

  50. BOA NOITE GOSTEI DO TEXTO PARABENS E PRETENDO RELELO VARIAS VEZES E PASSAR ADIANTE MAIS EU QUERIA FAZER MEU COMENTARIO TBM EU TENHO MUITO MEDO DE INCORPORAR COM EXU PQ CARREGO SEQUELAS DE DERRAME A QUASE DEZ ANOS E TENHO MEDO DE CAIR ELA TENTA VIM ME SACODE PRA LA E PRA KA MAIS MEU PROBLEMA E O MEDO PELO Q SINTO ELA Q ME JOGAR DE JOELHOS MAIS EU USO CALHA ORTOPEDICA NA PERNA SEQUELADA MAIS DEPOIS DO Q LI EU VOU ME CONCENTRAR MAIS PARA FACILITAR A INCORPORAÇÃO DELA DESDE JA GRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *