A falange dos Preto-Velhos.

Um cordial sarava a todos. Gostaria de marcar minha volta aos posts em definitivo falando de uma falange indescritível, me emociono a falar de uma linha tão marcante e tão poderosa, os verdadeiros vovôs e vovós da Umbanda.

Vale ressaltar que muitas coisas que escreverei entrarão em contradição com o que muitos aprenderam, mas sou de uma corrente chamada Umbanda Branca ou Umbanda Esotérica, grande parte das lições vem de entidades ou de inspirações. Também vale salientar que o conhecimento é apenas um, porém com uma vasta gama de pontos de vistas de acordo com a forma da qual compreende o adepto.

Todos nós sabemos que os pretos-velhos foram antigos escravos oriundos dos países africanos, onde detinham o conhecimento do poder da natureza, seja ervas ou outros tipos de magias que utilizam o poder atmosférico, sim, sabemos disso, mas nem todos sabem que antes de serem esses sofredores escravos, já foram grandes magos iniciados nos Mistérios, já foram Mestres Amparadores e que reencarnaram dessa forma, para suprimir as energias que ainda atrasavam sua evolução, e como dizia o senhor Ilustríssimo Cacique Águia Branca: “Não há dor que se remova sem dor”.

Essa opção reencarnatória auxiliou no processo de “limpeza” de suas lavas atrais permitindo que entrassem em uma frequência ainda mais sutil dos planos superiores.

Sim, já ouvi sim, de um preto-velho, Senhor Pai Guiné:

“Nem sempre fui escravo, nem sempre sofri, já vivi o luxo da vida material e a ascensão do meu corpo espiritual.”

Muito se fala na Umbanda Esotérica que os preto-velhos são espíritos que se plasmam na forma de velhos escravos para simbolizar a maturidade, a sabedoria conquistada com o decorrer da idade, em meu ponto de vista, simbolizam também a simplicidade, o conforto, quem nunca se sentiu leve e feliz com o abraço de um preto-velho? Sem querer fugir do foco, mas é o máximo!

A magia utilizada pelos preto-velhos também é muito conhecida como mirongas de Umbanda, em meu ponto de vista, é a linha com maior poder vibratória dentro da egrégora da Umbanda, são os espíritos de maior bagagem espiritual e de conhecimento, e que atingiram de certa forma, a compreensão e o perdão e hoje atuam como seres simplórios que esbanjam uma paciência e uma competência incrível para solucionar nossos problemas.

Suas oferendas variam intensamente, alguns aceitam cerveja branca, outros cerveja preta, alguns também aceitam vinhos e outras bebidas como cachaça, claro que não podemos esquecer do famoso e não menos importante, cafezinho.

Já vi preto-velhos pediram também tutu em suas oferendas e algumas frutas básicas, como maçãs, bananas e peras.

O fumo também é bem variado, como cigarros de palha e charutos, também os conhecidos cachimbos. Em minha casa, geralmente pedem o fumo misturado com outras ervas como camomila, erva-doce e alfazema.

Suas cores geralmente é o preto e o branco, alguns somente o branco. Existem algumas características marcantes que definem o seu tipo de preto-velho, que são:

– Curandeiros: Possuem exímios conhecimentos com a cura, trabalham com ervas e outras magias atmosféricas, conhecem muito bem o chakra de nosso corpo e seus canais de energia;

– Quimbandeiros / Feiticeiros: Geralmente são os preto-velhos de Xangô ou Obaluaie, trabalham também na esquerda desmanchando feitiços e outras magias com o objetivo de causar o mal. Quando na esquerda, não são muito de conversa, são objetivos. Vale lembrar que nem todos os preto-velhos viram para a esquerda.

– Conselheiros: Existe aquela linha de preto-velhos camaradas, que adoram conversar, sabe ler de forma excepcional o seu coração, tocam naquele ponto onde mais precisamos, esses atingiram um nível evolutivo tão alto que são capazes de ler sua alma como cristal, é uma linha que está cada vez mais escassa, devido à escassez de médiuns que seguem corretamente seus preceitos.

Não dividirei em falanges a linha dos preto-velhos, porque são falanges enormes e totalmente contraditórias com as literaturas hodiernas, mesmo porque existe pouca hierarquia na linha dos preto-velhos.

Não mencionarei também os nomes mais comuns, porque é uma falange extremamente vasta, e estamos em uma mudança de grande magnitude no mundo espiritual, novos espíritos, novas falanges, novos nomes.

Como um deles já me falou:

“Somos como luzes, somos todos iguais, pois somos abastecidos e animados pela mesma fonte de energia”.

Outro fato curioso é que nem todos são preto-velhos são negros , já tive a oportunidade de ver senhores brancos atuando nas correntes, como já disse em outros posts, o espírito tem o livre arbítrio de vir da forma que o médium compreende.

Posteriormente contarei com prazer a História de Tark-ahjn, um espírito há muito conhecido por mim do qual eu não o reconheci.

Namastê

Neófito da Luz

Anúncios

7 comentários sobre “A falange dos Preto-Velhos.

  1. sou grata por ter pessoas com nivel espiritual elevado como este pois tenho orgulho de ser fulha de preto velho pai jose sarava adorei as almas ao povo de aruanda

  2. boa tarde gostaria de fazer uma pergunta ,se vc poder me responder ficaria muito agradecida,é sobre um homem chamado wilsom ,gostaria de saber o que eu posso esperar desse homem,se ele esse ano vem me procura pra ficar com ele.só preciso de um sim ou não vc pode me ajudar fico no aguardo.obrigada.seja por favor bem sincero .por favor não divulguem meu e-mail.

  3. Por favor gostaria de saber se alguém conhece um caboclo chamado gervásio.
    Grata Cássia

  4. oi…boa tarde,gostaria de saber quais sao os pretos velhos da linha de oxumaré,obrigada desde já.

    • Namastê Luana.

      Eu particularmente não conheço nenhum preto-velho de Oxumaré, nem sei se esse orixá traz algum, talvez o preto-velho de trabalho será do seu juntó. Mas vamos aguardar se algum irmão responde essa questão.

      Neófito.

  5. saravá irmão! gostaria de saber, se conhece ou ja ouviu falar , de um guia chamado ze curião? desde ja agradeço e parabenizo pelo seus esclarecimentos.me ajudou bastante!sempre grata!

  6. olaaa irmão ! sou filho de cabeça de pai velho congoo o q vc sabe sobre este preto velho ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s