Sou Pai Pequeno

Bom, antes eu só assumia a função como ajudante e auxiliar o sacerdote da casa, mas domingo, fui agraciado com a coroação de pai-pequeno da casa, agora sinto que as responsabilidades cairão com maior intensidade sobre meus ombros. Foi interessante, porque há uns três meses atrás, comecei a receber vibração de uma entidade chamada Manoel da Mina. Nunca ouvi falar dessa entidade, e procurei e pesquisei pela internet sem sucesso.

Foi quando falei com uma estimada e maravilhosa amiga chamada Aparecida, do Maranhão, ela me disse que é um Mestre que também atua como preto-velho, geralmente ele assume a coroa de pessoas que assumirão um cargo de maior responsabilidade na casa, e hoje mais uma vez vi que a minha amiga Aparecida estava correta.

Andei refletindo muito sobre essa nova responsabilidade que assumirei, mas estou calmo porque sei que estarei amparado pelos Mestres Cosmicos e os mesmos enviarão entidades com a devida capacidade de me ajudar a fazer jus a essa responsabilidade que me foi outorgada.

Com isso, divirei melhor o meu tempo para novas reflexões, tentarei através de uma nova ótica, expor minha opinião e tentar expressar de forma escrita, o meu dia-a-dia dentro do centro, minhas dúvidas, filosofias e novos desafios.

Espero poder contribuir dentro do terreiro, agora participarei mais ativamente das obrigações e ajudando em meu blog a novos adeptos a passarem pelas coisas que talvez não me recorde com facilidade, mas agora revivendo esses momentos com vários filhos, poderei ter uma visão mais ampla para poder exprimir aqui as aventuras da ótica do sacerdote e da ótica do neófito do centro.

Bom, espero nos encontrar sempre por aqui.

Paz Profunda

Neofito da Luz

Anúncios

10 comentários sobre “Sou Pai Pequeno

  1. Olá;

    Li sobre sua iniciação como Pai Pequeno.
    Aconteceu exatamente igual a mim, antes eu era apenas um coordenador da casa, comandava as giras na função de ajudante da Mãe da casa, mas no ultimo sábado ela me colocou diante de todos os filhos de santo e assistência e me agraciou com este cargo tão importante. Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo preocupado, afinal é uma responsabilidade muito grande. Achei sua história na internet porque estou procurando algo para melhorar minha preocupação, pois não tenho conhecimentos necessários para ser um Pai Pequeno. Preciso urgentemente aprender tudo sobre uma casa de Umbanda, tais como, preparar, abrir e fechar uma gira, comidas oferecidas aos orixás, trabalhos de costumes de uma casa e coisas do gênero. Por isso venho lhe pedir ajuda de como posso conseguir esses conhecimentos, fazer algum curso ou algo parecido. Por favor me ajude, sei que você sabe de como estou me sentindo e de como preciso buscar conhecimento para melhor servir a Umbanda.

    Abraços
    Gustavo.

  2. ola para todos….
    O mês que vem estarei fazendo minha feitura e minha mae de santo vai me coroar um pai-pequeno,mais eu estou como vcs sem nenhum conhecimento sobre o assunto,si vcs tiverem algo q possa me ajudar me envie ficarei muito grato,axé

  3. EU TAMBEM FUI IGUAL A VOCE,PERANTE TODO MUNDO,FIQUE FELIZ
    MAIS TENHO A MINHA MAE DE SANTO E AS MAE PEQUENAS QUE VAM,ME AUXILIAR.NAO FIQUE COMEDO TUDO VAI DAR CERTO.TENHA FÉ.NOS ORIXAS QUE TAMBEM ME AJUDAM MUITOS.

  4. Boa tarde ! tenho uma dúvida , um cambono pode ser pai pequeno de uma casa ? Sou mãe pequena e uma pessoa me disse nunca ter visto um ; ser agraciado como pai pequeno . É obrigatório que o mesmo tenha que trabalhar com entidades ou não necessaria mente ? Aguasdo resposta. Angela d’oxum

  5. Olá irmãos.. estou na mesma situação que vocês, porém procuro estar sempre estudando sobre o assunto.. leio alguns livros sobre a umbanda.. Indico alguns livros de Rubens Saraceni, achei um bom escritor e com vastos conhecimentos principalmente sobre o mistério Exú.. Não deixo de ler um assunto novo por dia, coloquei isso como meta em minha vida até que eu perceba que estou apto, claro que a perfeição eu nunca encontrarei.. Nesta quinta feira me formo como Pai Pequeno, estou feliz e ao mesmo tempo inseguro .. mas tenho a certeza que nossos amigos espirituais me auxiliará..
    Que o Pai Oxalá ilumine a todos…

  6. Estou preocupado, não tenho conhecimento necessário para ser um pai pequeno, função tão importante, estou inseguro, preciso aprender como deve agir um pai pequeno no centro de umbanda, quero fazer o melhor para melhorar a umbanda mas preciso que alguém me de algumas informações de como atuar como pai pequeno.

    • Boa tarde, José…

      Desculpe a demora para a resposta. Não havia percebido esse comment no post.
      Eu acho que a melhor forma de aprender é com o seu babalaô, porque ele que te outorgou o título, então é sob a doutrina dele que você deve atuar. Nesse caso, é de extrema importância adquirir o conhecimento junto a ele, o resto, seus próprios guias o ampararão nessa jornada.
      Isso eu falo por experiência própria.

      Que Deus lhe Ilumine nessa nova etapa de sua jornada espiritual

      Namastê.

  7. Amigos,
    qua a Paz de Oxalá ilumine a todos. Também fui direcionado para a função de Pai-Pequeno de nossa tenda aqui em Curitiba. Aumento nas responsabilidades, aumento dos receios de se fazer sempre o melhor trabalho, mas aumento também da certeza de que a Espiritualidade Maior nos coloca no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. Recomendo que consultem seus Pais-de-Santo, pois a Umbanda é tradição e na tradição devemos ser “criados e assessorados” pelo Pai-de-Santo, que lhes dirá exatamente o que espera de cada um: uns deverão ser mais voltados ao espiritual (segurar gira) outros mais a organização do ritual (assiduidade dos membros, condições e outros ainda ao administrativo (manutenção da Casa). Somente o Pai-de-Santo poderá delegar e ensinar o que espera de cada um de vocês.
    No mais, humildemente fico a disposição para trocarmos idéias.
    Emerson de Oxosse,

  8. tambem fui apresentado pelo orixa,como pai pequena da casa de umbanda,as vezes tenho vontade de larga porque é muita responsabilidade.sou casado tenho dois filhos.a minha esposa nao gosta de espiritismo,mais nao fala nada só quando fico 02 dias no barracao.tento explicar.mais ela entende com poucas palavras.eu gosto o que faço.estou me preparando p/ o bori.para mim é um pouco complicado.mais eles me dao forças.que deus abençoe a todos voces.claudio de ogum.mande resposta.

  9. BOA NOITE, FUI DE UMA CASA DE SANTO QUE MEU ZELADOR FALECEU, ENTAO DEPOIS DISSO FUI PREOCURAR A CASA DO MEU AVO DE SANTO, LA EU FIZ FEITURA SOU DO MESMO ORIXA QUE EMEU ZELADOR POIS TIVE MINHA MAE PEQUENA PRA PARTICIPAR DE TODO MEU FUNDAMENTO, DEPOIS DISSO FUI COROADO POR OGUM NA CABEÇA DO MEU ZELADOR PAI PEQUENO DA CASA, MAIS NAO ME ENCONTRO PREPARADO PRA ASSUMIR ESSE CARGO, ESTOU ENCONTRANDO MUITAS BARREIRAS PRINCIPALMENTE COM PESSOAS DA CASA DE MUITOS ANOS, NAO SEI O QUE EU FAÇO ME AJUDA PORFAVOR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s