Umbanda

A Vibração Oxóssi

 

oxossi2

 

 

Oxóssi segundo a mitologia Afro é o Orixá da caça, o orixá da fartura, aquele desbravador das matas, o orixá que conhece tudo sobre ervas.

Em muitas casas é aquele que traz a fartura, que traz o dinheiro, normalmente, sua oferenda resume-se a muitas frutas, abóbora, mel e vinho, alguns também recebem cerveja.

 O seu sincretismo religioso é São Sebastião, Oxossi é um dos orixás que possuem menos contradição no sincretismo e nos fundamentos, o dia destinado a esse orixá é a quinta-feira e o dia de suas festividades, 20 de janeiro.

Dentro de um contexto esotérico, é o catequizador de almas, é aquele que traz o conhecimento, que doutrina os espíritos e que traz a saúde, inclusive uma cor muito utilizada para sua vibração é o verde, pela cromoterapia é a cor da cura. Os guias que atuam sob essa égide costumam ser muito conselheiros, são exímios curandeiros e trabalham muito bem com fitoterapia e outros métodos holísticos para a cura.

Oxossi dentro do meu ponto de vista é o orixá da cura, por trazer fortemente o verde em sua vibração, seja através de sua luz ou através do elemento do qual trabalha, os vegetais, é aquele que traz toda a essência terapêutica da Mãe Terra.

De certa forma, a origem do seu foco vibratório situa-se nas matas, na natureza, é a essência divina, a energia da mata é restauradora, é terapêutica, com isso, sente-se facilmente a  vibração de Oxossi atuando, a sua vibração atua sobre cada folha, sobre cada ramo de árvore, fazendo com que a vibração curativa possa também estar contida nos vegetais, é o patrono da caça no sentido de conceder os animais que estão sob sua vibração para que possam nos alimentar, mas é claro, que o próprio vegetarianismo poderia suprir nossa necessidade, mas isso é assunto para outro tópico. É nas matas que sentimos a presença onipotente de Oxossi, o ar é mais rarefeito por estar carregado de partículas fluídicas que atuam em nossos órgãos nos trazendo a tranqüilidade e a paz, atuando como agentes terapêuticos. Em suma, é onde encontramos com maior freqüência a vibração de Oxossi, no verde de nosso globo.

Oxossi é o patrono dos caboclos, dos guias que em sua maior parte representam a juventude, a força dentro das casas umbandistas, toda a jovialidade e o conhecimento da vibração de Oxossi foi transmitida para os caboclos que atuam sob essa égide, são guias que costumam ser muito amigos, companheiros e sabem apaziguar a dor que aflige o filho, independente se é uma dor mental ou física, são guias que sabem atuar de forma terapêutica em todo o corpo físico e espiritual do filho.

Em minha opinião, independente se o caboclo atua na vibração de Xangô, Ogum, entre ouros orixás, todos eles necessariamente atuam também sob a égide de Oxossi, Oxossi é a cura, a caridade, o conhecimento que influencia os dogmas umbandistas, todos os caboclos que eu conheci, é claro que uns para mais, uns para menos, são ótimos curandeiros, são bons conselheiros, mesmo os de Xangô que raramente falam, quando o fazem, são companheiros e amigos. São guias muito sábios.

Alguns caboclos da egrégora de Oxossi: Sete Flechas, Jurema, Sete Encruzilhadas, Sultão das Matas, Cobra Coral, Flecha Dourada, entre outros.

A flecha, que é o símbolo dessa vibração, é o tiro que não volta, o tiro certeiro, uma arma de precisão de longa distância utilizada tanto para a caça quanto para a guerra, é aquele que alimenta e aquele que defende. 

Geralmente os guias sob essa vibração, costumam vir com o dedo indicador ereto, além de simbolizar a flecha, pelos ocultistas, o dedo indicador é o dedo do verbo e da profecia, mais um fator que determina a vibração de Oxossi, o verbo, o conhecimento, o bom conselheiro.

 

Namastê
Neófito da Luz

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 13 Comments

  1. Belíssimo post!
    Descreve a real sensação que temos quando estamos na mata, a natureza mais linda que é regida pelo Pai Oxóssi…
    Ele merecia esse post no mês de comemoração dele mesmo.
    Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco e explanar tão bem.
    Um grande abraço e muita paz,
    🙂 Adri

  2. … Gostaria de saber desde quando Oxossi aceita MEL em suas oferendas? Sendo que o mel é sua quisila.

    Obrigado.

    1. Olá, gostaria de enfatizar que acredito em orixás como fontes de energia, vibrações, não aceito e nem concordo com quizilas. Nada me faz crer que exista isso entre energias, mesmo porque não sou adepto ao culto antropomórfico, não acredito em orixás com sentimentos entre outras paixões existentes no plano terreno, por isso, em meu centro, utilizamos mel para Oxossi e até agora nunca tivemos problemas, são 12 anos de Umbanda esotérica.

      Um grande Abraço.
      Paz Profunda.

  3. Nossa . Fiquei bastante impressionado com sua postagem , é que eu sou novo nessas coisas mais so filho de Oxossi com Oxumaré .Eu queria obter mais informações se possivel .

  4. Os dois estão brigando pela cabeça e minha vida nun tem andado muito pra frente sabe ! Eu queria fazer algo com que abradasse os dois e acabasse a briga sabe . Agradeço desde já

    1. Diego, não existe orixás que brigam pela cabeça, isso é uma crendice popular do candomblé, o que pode estar ocorrendo é uma desarmonia de energias que cabe a você equilibrá-las.

      Paz Profunda.

  5. Sou filha do oxossi com ogum:

    minha mae e yemanja:

    eu quiria sabe ser tem como eu ser filha de dois orixas homens?

    eu ja fiz 10jogos de buzios e todos eles deram oxossi com ogum :

    tem como?

  6. Odorei a explicação sobre oxossi. Parabéns e obrigada por dividir seus conhecimentos.
    Um grande abraço
    valéria

  7. Quase esqueci deles, foi preciso eu passar pelo que estou passando para voltar as minhas origens. Obrigado Deus por existir esta força entre outras tão especiais.

  8. Sou filho de oxossi, adorei o conhecimento passado de sua parte, sempre estou em busca de novos conhecimentos e novas maneiras de trabalho com oxossi. Trabalho com a entidade a mais de 12 anos na umbanda, e sempre encontro coisas novas e positivas a respeito do próprio quando procuro.
    também sempre gosto de lembrar que filhos de oxossi é sempre batalhador e sereno ao mesmo tempo, transmite paz e força na mesma vibração, isso acaba sendo uma das coisas que mais me facina se tratando dessa bélissima entidade de luz que nos traz o verdadeiro dom da vida, pois sem os animais e as matas não viveriamos. não axistiria remédio nem médico se não fosse o conhecimento passado das plantas e outros por oxossi.
    parabéns pela materia , muito proveitosa pra quem busca mais conhecimento sobre esse orixá.

  9. gostei de saber mais sobre oxossi,eu fui informado de que sou filho de oxóssi e que determinadas coisas que aconteceram na minha vida,tenham sido por eu não ter conhecimento disso.gostaria de parabeniza-lo pelos esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *