A Vibração Orixá

 

 

 ogum-beira-mar

 

Bom, após algumas pesquisas e um post meu sobre “O Castigo dos Orixás”, gostaria de desmembrar aqui porque costumo chamar os orixás de vibração, porque eu considero vibrações e energias, não seres como cultuado por muitos. Gostaria antes, de enfatizar que eu não critico a crença de ninguém, desde que a mesma seja fundada e ostentada sob um pilar respeitoso e disciplinado, crenças são ramos de uma mesma árvore, fragmentos de um mesmo espelho, só que eu costumo pesquisar sobre um sentido esotérico e sobre o qual minha compreensão permite alcançar.

Primeiramente gostaria de tentar explicar o que é uma vibração, dentro do ponto de vista do qual eu compreendo, a palavra vem do latim e significa “ação de brandir”.

Antes disso, vamos consultar o dicionário para ver o que ele nos diz:

Acepções
 substantivo feminino 
1    movimento alternado de um corpo sólido em relação ao seu centro de equilíbrio; oscilação, balanço 
2    movimento semelhante produzido no ar atmosférico ou em algum outro fluido 
3    ato de entrar ou permanecer em estado vibratório, ou o efeito (o movimento ou o som) que caracteriza esse estado 
Ex.: <as v. da corda do violão> <ouvir a v. do apito> 
3.1    uma única ocorrência de movimento vibratório 
4    qualquer movimento ou agitação fremente e rápida; palpitação; batimento, pulsação, trepidação 
Ex.: as v. do pulso 
5    Derivação: sentido figurado. 
     sentimento ou manifestação de intensa alegria ou entusiasmo 
Ex.: a v. da torcida pelo seu time 


Então, podemos entender que vibrações são pulsos, freqüências que podem ser sonoras, magnéticas, atmosféricas, entre outros sentidos. Então, vamos pensar que a vibração é uma Luz, uma energia, onde possui seu endereço direto com o Cósmico, uma ressonância magnética, uma característica.

Então, Orixás são vibrações, são energias dispersas no Cósmico, com sua cor, característica, o seu som, a sua ressonância.

Vamos esmiuçar, por exemplo, o Orixá Ogum. Segundo a lenda, o patrono das Guerras, dos Metais, o Orixá do Fogo como explicado por alguns.

Acredito que a vibração de Ogum é o Desprendimento Divino que nos motiva a Luta, à Vitória de uma Guerra, da qual, travamos eternamente em nossas vidas, o seu elemento é o metal e o fogo, ou seja, Ogum rege os metais, o Ferro que pulsa em nosso sangue, é o que nos motiva a agir e o que nos dá força e energia para tal. O nosso planeta está repleto de diferentes vibrações, então a essa vibração que nos impulsiona, que não nos faz desistir, na Umbanda damos o nome de Ogum, posteriormente criarei vários tópicos que falam de outros orixás, Ogum é apenas um exemplo para tentar explicar como eu vejo o orixá.

Então é isso, é uma energia, um Desprendimento da Força Divina, e quando falamos que somos filhos de tal Orixá, quer dizer que temos como característica principal, essa força, a missão de disseminar essa Força, essa característica, é claro que essa vibração também traz características físicas, psicológicas e espirituais, que não entraremos em detalhe no momento.

Então, o fato de Ogum ser o Orixá da Guerra, o Vencedor de Demandas, é uma forma mais prática e didática de ilustrar essa vibração, essa força, o ser humano só compreende as coisas de uma forma mais fácil, se personificar essa força de uma forma que ele pode compreender, o mesmo é realizado com muitos pets que temos em casa, sempre damos um nome e tratamos como nosso filho depositou ali todo nosso amor e sentimento, que, diga-se de passagem, é a vibração de Oxum.

Aí entra a questão que muitas pessoas costumam ter dúvidas e me enviam emails, e o que você diz quando eu recebo o Ogum Beira-Mar?

Bom, a energia de Ogum está praticamente atrelada e coligada a todos os outros Orixás, podemos perceber que tem Ogum que vibra nas águas, nas pedreiras, nas cachoeiras e assim por diante, claro que teremos um artigo inteiro que fala sobre cada característica da falange de Ogum.

Mas iremos nos concentrar na energia de Ogum Beira-Mar por enquanto.

Sabe-se que 99% dos casos, quem tem Ogum Beira-Mar, tem Iemanjá junto como mãe ou como djuntó (Padrinho do filho, sucintamente falando). Então sabemos que é um Ogum que vibra nas águas, como o próprio nome já diz.

Um Ogum que atua juntamente na vibração de Iemanjá, ou seja, é um Ogum que traz o Espírito de Luta, que todos nós temos, vale pensar, que todos nós, independente de nossas características, independente das circunstâncias, temos que ter o nosso Espírito de Luta, o que nos motiva a seguir a vida mesmo com os problemas corriqueiros que todos nós temos. E esse espírito de Luta, no caso, Ogum Beira-Mar, traz todo o elemento água, o Elemento da Vida, o elemento utilizado para Limpeza. Então ele traz toda a característica da vibração de Iemanjá, que justamente por seu elemento ser a água, é considerada a Grande Mãe, a Vibração da Maternidade, a Vibração Materna, Amiga, Protetora de Deus juntamente com a característica de Ogum, que já sabemos qual é.

Isso se tratando de vibração… Mas o que é aquela entidade que incorpora no médium e traz esse nome?

Nada mais que um Espírito que alcançou a Pureza da Comunhão dessas duas vibrações, incorpora com esse nome, justamente por trazer as vibrações especificadas acima, aí sim, ele é um guia, um espírito personificado que traz consigo essas duas vibrações, uma entidade que encarnando ou não na Terra, assume uma personalidade, um ser pensante, diferente do Orixá que é uma Vibração de Deus.

É muito mais fácil você conseguir, através da vidência, ver Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe-Mato, ou até mesmo um caboclo de Xangô, a ver realmente o Ogum, a vibração pura de Ogum.

Portanto, tendo dar por encerrado, pelo menos por enquanto, esse assunto, é claro que haverá mais desdobramentos nos próximos “posts”.

 

Namastê

Neófito da Luz

Anúncios

4 comentários sobre “A Vibração Orixá

  1. Ótimo texto, assim que possível, favor, desmenbre de forma mais ampla.

  2. quando eu estva doente vendo esses espiritos da umbanda vi “acho ” ogum ele vinha descendo cantando ou falando não lembro, lembro a imagem a voz vinha todo de azul.

  3. ADOREI SUA EXPLICAÇÃO, SOBRE A ENERGIA DOS ORIXAS E TUDO MAIS… NUNCA LI ALGO TÃO CLARO E FACIL DE ENTENDER.. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A ENERGIA DOS ORIXAS ….

  4. EU SONHEI COM UM ERE ME DEIXOU UMA MENSAGE
    DOIS DIAS DEPOIS SONHEI COM OGUM MAS FOI TÃO FORTE QUE EU SENTI QUE ESTAVA ENCORPORADO GOSTEI MUITO DESE SONHO
    TRES DIAS DEPOIS SONHEI COM UM CABOCLO FOI FORTE TAMBEM
    TOU TENTANDO BUSCA O QUE SIGUINIFICA ISSO
    VC PODE ME ORIENTAR ALGUMA COISA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s