Saravá os Baianos – Tatiana Tieme Yano

 

 

A gira de baianos é uma das maiores e uma das mais “concorridas” na linha de Umbanda, sendo formada por espíritos muito alegres que nela vem trabalhar. Porém, nem sempre o baiano que vem trabalhar foi um espírito que viveu na Bahia, podendo ter tido sua última encarnação em muitos locais.

 

São descontraídos, adoram dançar, mas também não tem papas na língua, falam aquilo que precisa ser dito diretamente, são ótimos direcionadores e movimentam o axé de uma forma bastante enérgica. Por isso também a afinidade que as pessoas tem com esses espíritos.

 

Trabalham em nível mais terra, e lidam muito bem tanto com energias mais densas como sutis, são ótimos quebradores de demanda, e desfazem qualquer feitiço. Mas também ao falar, passam a mensagem de uma forma bem real, de um jeito alegre e bonito!

 

Há diversos baianos, que trabalham em diversas irradiações, mas trazem a força principal de Iansã (direcionadora, movimentadora). Há baianos da fé, do amor, do conhecimento, da justiça, da lei, da evolução e geração.

 

Uma das falanges mais conhecidas é a de seu Zé Pelintra, (mestre originário do culto a Jurema, o Catimbó, e que mais tarde veio para a Umbanda) . Praticamente em todo centro de Umbanda tem um Zé Pelintra!

 

Conhecido como o malandro, malicioso, esperto, apresenta – se com o seu terno branco, gravata vermelha e chapéu de lado, tem aquele jeito típico e lida bem com os “dois lados”, alguns até vem como Exu Zé pelintra, mas a maioria vem na direita como baiano. Há também outras falanges na mesma linhagem do malandro, como o Zé da Madrugada, Sete facadas, Zé Navalha, entre outros.

 

Há também baianos cangaceiros como os Jacinto, Raimundo, Lampião, Corisco, etc. Não esquecendo das queridas baianas, Maria do Socorro, Baiana das Miçangas, Maria Bonita (cangaceira), e muitas e muitos outros.

 

Utilizam elementos mágicos como o cigarro, cigarro de palha, charuto, batida de coco, coco, água de coco, cocada, ou seja, tudo que vem do coco, flores coloridas, ervas, velas amarelas e de todas as cores também, alguns marafo. Lembrando que esses elementos fazem parte da liturgia e são usados para trabalhar o médium, trabalhar o consulente, limpar ambiente, harmonizar, etc. Tudo tem um fundamento!!!

 

É isso, os baianos são maravilhosos, como todos os outros guias, mas cada um traz uma força típica e uma energia diferente. Que possamos todos nos irmanar nessa energia durante suas festividades!

 

Salve a Bahia!

Anúncios

6 comentários sobre “Saravá os Baianos – Tatiana Tieme Yano

  1. pla por favor recebi uma entidade que se deu nome por baiano 7 coco
    mas não sei nada dele, vcs podem falar mais sobre este baiano?
    me respondam por favor. elton.tec@hotmail.com.br

    • Prezado irmão

      É muito complicado falarmos de personalidade baianos, pelos mesmos ainda estarem caminhado para a Luz da Evolução, pouquíssimos trazem a energia imantada do Orixá, eles não suguem um padrão de trabalho, eu conheci dois baianos Sete Cocos, um deles era sério demais, mal falava e só fazia trabalhos de desmache e quimbanda, ele era mais da esquerda que da direita, o outro já era totalmente pai, conselheiro, engraçado.
      Isso vai da personalidade da própria entidade que faz a comunicação com o medium.

      Paz Profunda.

  2. Gostaria de saber de um assunto,trabalho na umbanda e meu baiano se chama raimundo e se diz vestido de terno branco com detalhes e amarelo.

  3. olar meu nome e diogo gostaria de saber onde ten uma casa de catinbo no rio de janeiro ?
    obrigado!!!

  4. Frequento um centro e nele sempre que chamam a linha de bainano chega o ze
    pilintra, eu sempre achei que o Zé Pilantra era na linha dos exu.É conhecimento
    todo tanto é pouco. Obrigado pela informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s