Entidade incorpora em qualquer ocasião?

 

Ontem foi aberto um trabalho excepcionalmente a uma filha que estava necessitando de ajuda, dizia que não importava o local, sentia a vibração e recebia, gostaria de abrir um parêntese antes de iniciar o comentário dos trabalhos.

Realmente as entidades incorporam em locais fora de hora? São entidades do próprio filho ou são eguns? Não será fruto da própria consciência do médium?

Bom, antes gostaria de esmiuçar em algumas linhas, a experiência e a teoria que criei a partir dessas circunstâncias, antes de tudo, sendo entidade, egun ou não, parto do princípio que o médium antes de tudo obrigatoriamente deve ter a mente forte, firmeza de propósitos e acima de tudo, um bom embasamento de como funciona a espiritualidade, é isso que eu sempre gosto de enfatizar em minhas palestras. Acho necessário antes mesmo de iniciar o médium na corrente ou no próprio trabalho de incorporação, é ensiná-lo de como funciona a espiritualidade de acordo com a filosofia da casa. E eu possuo uma teoria que indubitavelmente é muito evidente durante os trabalhos de Umbanda.

Médium ruim = Guia Ruim.

Gostaria de colocar em poucas palavras, como funciona o mecanismo da incorporação pelo menos para mim, antes disso, gostaria de salientar que eu particularmente não acredito em mediunidade inconsciente, alguma coisa o médium sempre sabe, vê ou escuta.

Vamos lá, você é o principal elo de ligação entre o consulente e a entidade, e se você está semiconsciente, é evidente que a entidade terá que utilizar de fatos que você conhece ou sabe para poder passar ao consulente, baseado nisso, gostaria de exemplificar de uma forma mais “grosseira”: Se você é um poeta, a entidade dará a consulta através de poesias, rimas e combinação de palavras, se é um engenheiro, dará a consulta através de medidas, leis físicas e tudo mais, por isso, acho essencial o médium sempre dar uma pincelada em diversos artigos sobre espiritualidade, entre outros, para não entrar “cru” no trabalho mediúnico.

Mas voltando… Portanto, é imprescindível que o médium possua conhecimento, com isso, tenho plena convicção que um médium com firmeza de cabeça e conhecimentos suficientes não passara por algo tão constrangedor como esse, e particularmente, eu duvido que uma entidade de Luz incorpore no filho em circunstâncias desagradáveis ou desfavoráveis, para mim, é fruto da própria consciência do médium, é claro que não podemos generalizar os fatos, já dizia o sábio filósofo que toda generalização é errônea, então partimos do princípio que seja um egun (espírito desencarnado), para o egun ter mais força para tomar a consciência desse médium, irrefutavelmente o mesmo não está muito bem psicologicamente ou não possui os devidos conhecimentos para que isso não ocorra, então, para via das dúvidas, é imprescindível que o médium leia, aprenda e procure questionar sobre os fenômenos espirituais, para que com isso, não seja mais um coitado na armadilha das hordas bestiais que acercam nosso orbe.

Enfim, esse assistente que foi lá em busca de ajuda, era muito carente de conhecimento, então antes que os trabalhos se iniciassem, foi efetuada uma orientação ao filho, sobre os fenômenos mediúnicos, o porquê de cada coisa e assim por diante. Então vamos lá:

Como era uma gira excepcional, então não abrimos de acordo com as giras habituais, foi defumado com mirra e logo abrimos os trabalhos com a linha das águas, um elementar excepcional para limpeza de miasmas e “lavagem” de ori, logo, veio o Marinheiro Chefe da Casa e em seguida, o outro marujo, Sr. Martinho Parangolá já riscou seu ponto de trabalho e colocou o consulente sobre ele, solicitou o acendimento das velas e com isso, toda a falange de marinheiros estava presentes na casa ajudando com o descarregamento dos miasmas e outras larvas astrais…

Efetuando a limpeza, foi chamado o orixá do assistente, ela é filha de Iansã e já efetuou toda a limpeza e sua vibração já se encarregou de afastar todos os eguns que estavam à espreita da filha…

Logo depois, o Exú da Casa, Senhor Capa Preta veio para a consulta e assim se deu mais um trabalho de Umbanda para a prática da caridade em uma filha necessitada.

Mas confesso, esse tipo de coisa, de entidades incorporar em qualquer lugar, além de duvidar que um ser de Luz nos exponham ao ridículo assim, duvido que isso ocorra em um médium 

Anúncios

27 comentários sobre “Entidade incorpora em qualquer ocasião?

  1. CONCORDO PLENAMENTE,SOU UMBANDISTA SOU DE OGUM MEGÊ,QUANDO CHEGO EM FRENTE A SUA IMAGEM ME CONCENTRO PARA FASER MEUS PEDIDOS, EU SINTO A PRESENÇA DO MEU OGUM,POREM,ELE NÃO INCORPORA SEM MINHA PERMIÇÃO E NEM EM QUALQUER LUGAR,POIS A ENTIDADE BEM DESENVOLVIDA E BEM DOUTRINADA, JAMAIS TOMARÁ O MEDIUM EM INCORPORAÇÃO EM QUALQUER LOCAL E HORA,NEM FARÁ COM QUE O MEDÍUM PASSE POR SITUAÇÕES CONSTRANGEDORASPARABENIZO PELO ARTIGO EXCLARECEDOR,MUITO IMPORTANTE PARA OS INICIANTES.PARABENS

    • ola amigo meu carro foi roubado teria como encontralo utilizando umbanda ?

      • O trecho “utlizando a umbanda” ficou uma colocação estranha, mas é possível sim, dependendo do seu merecimento e de qual mentor, não é difícil a recuperação!

  2. Caro Irmão ,
    Concordo e admiro a sua forma de explicar como realmente
    acontece no lado espiritual e realmente é assim mesmo.
    Sempre agradeço aos Altos por existir irmãos de jornada
    como você repassando o saber tão necessário aos que precisam tanto.
    Infelizmente nós dias de hoje ainda existe Dirigentes de
    terreiro que não pensão dessa forma .
    Um grande abraço.

  3. olá meu nome é pedro eu tenho 16 anos, e estou entrando em tratamento pra preparação de receber entidades
    minha corrente é de gira, só que eu não quero fazer parte dos tambores nem dançar, até porque pela minha idade e também só quem dança são mulheres e também porque eu tenho vergonha
    eu estou em tratamento na casa da minha avó, ela é médium e recebe a entidade que GRAÇAS A DEUS tem me ajudado muito abaixo de Deus
    eu queria saber qual é a sensação que tem quando a entidade vem se aproximando?

  4. OLÁ PEDRO,ANTES DE RESPONDER A SUA PERGUNTA,QUERO LHE DISER QUE VC NÃO DEVE SENTIR-SE ENVERGONHADO,PRQ ISSO VAI DIFICULTAR SEU DESENVOLVIMENTO MEDIUNICO E QUE TAMBEM O FATO DE VC ACHAR QUE SÓ QUEM PODE DANÇAR NO TAMBOR SÃO AS MULHERES,VC ESTA REDONDAMENTE ENGANADO.TODOS OS CABOCLOS DANÇAM NO TAMBOR SEJAM FEMININOS OU MASCULINOS,POIS ISSO FAZ PARTE DO DESENVOLVIMENTO DO CABOCLO.QUANTO AO QUE SENTIR QUANDO A ENTIDADE SE APROXIMA,ISSO É MUITO RELATIVO POIS CADA ENTIDADE PASSA SEU FLUIDO PARTICULAR.O QUE EU POSSO DISER PRA VC É QUE EU SOU DE OGUM MEGÊ,E QUANDO INCORPORO,SINTO COMO SE EU FICASSE MAIOR MEU CORPO FICA MAIS RETO,COMO UM SOLDADO EM POSIÇÃO DE SENTIDO.ENTÃO ELE COMEÇA A GIRAR COM RAPIDEZ E DEPOIS ELE PARA E CANTA OS PONTOS JUNTO COM TODOS OS CABOCLOS DA CORRENTE,DIGO ISSO A VC PORQUE SOU MEDIUM CONCIENTE,E VEJO TUDO QUE SE PASSA.APENAS NÃO CONSIGO CONTROLAR OS MOVIMENTOS DO CABOCLO.OBS: SER MEDÍUM CONCIENTE É NORMAL.ESPERO TER AJUDADO VC PEDRO. UM ABRAÇO

  5. Olá, meu nome é Vânia e estou bastante preocupada com minha filha. Ela tem 17 anos e foi com uma amiga em um terreiro numa gira de ciganos. Nesse mesmo dia teve um gira na praia. E a acompanhei e minha filha recebeu uma cigana. Pois bem , desde então a cigana sempre vem em casa.
    Ela ja recebeu vovó e cabloco e êre.Converso com todos e digo que aqui em casa não é o lugar , que eles tem que vir apenas no centro.
    Frequentamos um centro espirita de linha branca, e ela tem ido de branco para que possa acalmar as entides e se doutrinar. E lá me afirmam que as coisa vão melhorar. Te confesso que quase nem durmo de preocupação.
    è assim mesmo que acontece? Desde já agradeço.

    • Ola Meu nome é Danielle, e as vezes vem a Pomba Gira em mim…quando ela vem, eu sinto, ate consigo controlar para não vir na frente de qualquer pessoa…mas perco o ar, e se alguem perto chamar, ela vem debocha e etc… o que eu tenho que fazer?

  6. Parabens pelo artigo, e exiplicaçoes sao muito claras, sao muito uteis para os medius emdesivolvimento.

  7. adorei ler as explicacões por vc. deixadas to na gira há mais ou menos quase 3 anostenho absoluta certeza que serei ou já sou uma médium consciente mas ainda estou na gira.

  8. Ola bom dia:)
    Gostaria de saber antes de mais se e normal ter consultado 4 pais de santo diferentes em consultas de buzios para saber qual o meu orixa e ter dado sempre um diferente? O que isso quer dizer?
    Agradecida.

    Sonia Gaier

  9. BOA NOITE, EU E MEU MARIDO SOMOS MÉDIUM, ALIAS MEUS FLIHOTES TBEM, COMEÇAMOS DESENVOLVER O TERREIRO PAROU PARA AS FESTAS, OS GUIAS DELES ME DISSERAM QUE NÃO IAM PARAR DE VIR EM CASA (COM GIRA ABERTA CERTINHO COMO NO TERREIRO) POIS ELE TERIA QUE TERMINAR O DESENVOLVIMENTO DELE, VEIO PRETO VELHO, OXOSSI, BAIANO. E PILINTRA, TODOS ME EXPLICAVAM COMO AGIR, COMO CAMBONAR E COMO AJUDAR A ELE NO DESENVOLVIMENTO, POREM O CABOCLO DELE RISCOU O PONTO EM CASA, E ME DISSERAM QUE ISSO NÃO É BOM QUE NAO PODE, A MAE PEQUENA ME DISSE QUE ELES FAZEM PQ TEM QUE SER FEITO, NÓS NÃO BEBEMOS, O QUE PODE SE DIZER QUE NAO FOI UMA INCORPORAÇÃO INCONTROLAVEL, OUTRA COISA, NÃO HOUVE PASSES DE TERCEIROS, APENAS DA MINHA PQUENA FILHA COM O PRETO VELHO, E COMEÇARAM A VIR DEPOIS QUE MONTEI MEU ALTAR EM CASA, O QUE ME DIZ, ERRADO OU CERTO? alinedsborges@hotmail.com

  10. Sou totalmente inexperiente nesse assunto..mais acho lindo demais a gira e talz..o pai de santo da umbanda q comecei a frenquentar foi me visitar em casa..e recebeu um marinheiro lá do nada,ateh me assustei..minhas filhas e talz…dpois elas se acalmaram… Mais então, eh normal uma situação assim? Não duvido..soh queria saber se eh normal…obrigada,bjs.

  11. BOA NOITE!!!! A RESPEITO DE INCORPORAR EM CASA VOU PASSAR O QUE APRENDO,NÃO QUERO COM ISSO SER O DONO DA VERDADE RESPEITO TODAS AS OPINIÕES. NÃO ACONSELHO INCORPORAR EM CASA PORQUE?A SUA CASA NÃO TEM OS ASSENTAMENTOS,E AS FIRMEZAS PARA ISSO.SE EXISTE TERREIROS É PORQUE LA É O LUGAR CERTO.SE FOSSE TÃO FACIL ASSIM INCORPORAR EM CASA NÃO PRECISARIA DE PAIS E MÃES DE SANTO NEM DE TERREIRO PORQUE DAI TODOS IRIAM INCORPORAR EM CASA.A PERIGOS EM INCORPORAR EM CASA PROCUREM UM TERREIRO E VÃO DESENVOLVER.A PESSOAS QUE DIZEM MAIS NÃO CONSIGO ME ADPITAR EM TERREIRO NENHUM,NÃO TEM COMO SER LIDER SE NÃO QUER SER LIDERADO !!!! ABRAÇOS QUE OXOLA ABENÇÕE A TODOS DE JONATAN SERVIDOR DE UMBANDA>>>>

  12. Bom,somente eu para dar um vasto testemunho sobre o que é ter sido vitima de magia negra,,,e ter sido salva por um excelente Babalori´xa em Portugal!!!Em consequência disto tenho vivido momentos terríveis nos terreiros,que com receio pedem para eu procurar outros Pais de Santo!!! Finalmente o meu grande zelador deste Asé esta conseguindo apaziguar os temidos eguns,ja que ele trabalha fortemente com a ancestralidade e cuida de Baba eguns!!!As incorporações são conscientes!!! E mesmo me machucando e sendo atirada ao chão,sempre com muita coragem e firmeza,não desisti em procurar um terreiro forte e corajoso!!!
    Devo discordar dos pais e mães de santo que infelizmente,por não conseguirem ter sucesso em me orientar,desistem….Bom,sou da paz e graças aos Orixás e á Omulu e Yánsá,estou viva e com fé e esperança para um dia poder ajudar outros irmãos!! Não é fraqueza nem imaginação…pois na ultima Gira da Rainha Padilha,eu fui arremessada á uns 2 metros contra uma cadeira que se partiu ao meio,,,Eu jamais me magoaria tanto assim…Somente eu sei o que sofro!!! Ana isabel

  13. Olá, tenho 17 anos, vou em um Terreiro a 2 anos mais ou menos. No primeiro ano já começaram a me desenvolver, a primeira vez que uma entidade veio realmente foi em uma sexta-feira Santa, quem veio foi o Caboclo. Depois dele, a Preta Velha veio e assim por diante. Queria dizer que a experiencia de conseguir com a ajuda dos amigos de Luz incorporar é muito boa! Mas ainda não estamos en sintonia o suficiente para falar. Agora, uma coisa que pensei… Será que é mesmo a falta de sintonia, ou eu que não confio muito em MIM para “liberar” essa parte de falar? Mas acho que na hora certa eles vão “dominar” a minha fala e finalmente falar. Beijos 🙂

    • Olá Andressa, tudo bem?
      Normalmente são as duas coisas, a sua sintonia está ruim devido à sua falta de confiança. A sintonia só é perfeita quando começa a ocorrer a confiança de você para com sua comunicação com o guia, isso é uma prática que demanda um certo tempo, mas seguindo o post “Firmeza de Cabeça” é um bom caminho para aperfeiçoar sua sintonia.
      Paz e Luz!

  14. Boa noite,me chamo Wagner,pois bem,eu não incorporo no terreiro onde frequento,tenho 3 anos de casa,sou um bb ainda,minha esposa que tem o orixá de frente,já frequenta uns 12 anos;Os guias do terreiro informou que sou médio rodante,certa vez na casa da minha sogra,houve uma confusão,a vizinha,uma senhora na qual eu tenho maior respeito,estava discutindo com um novo vizinho marrento,ela veio a passar mal e desmaiou,fui até ela e gerou outra confusão,comecei a discutir com o homem e com sua esposa,enquanto isso,a senhora no chão desmaiada e minha esposa em seus cuidados,comecei a passar mal e segundo minha esposa,eu incorporei o boiadeiro,dando ilás alto e causando a correria dos vizinhos baderneiros;depois de aluns minutos,voltei ao normal,com meus joelhos ao chão e com o peito vermelho e coração super acelerado,minha sogra disse que viu um boiadeiro tãao lindo,minha esposa afirmou que era um boiadeiro e os vizinhos no outro dia já prepararam a mudança,nunca vi nada iual e o que me intriga é que se passaram já uns 7 meses e não mais senti ele mais,me ajudem,o que aconteceu!!!!!!!!!!!!!!!eu tenho vergonha de falar com minha mãe de santo,para não causar nenhuma intriga,pois lá no terreiro eu só passava mal.

  15. Ola , gostaria de saber se pai ogum pode vir incorporar em casa pela mae de santo, povo do oriente, medicos, preparar remedios…

    • Olá, tudo bem?

      Não é comum, mas pode ser que aconteça sim, com certeza é muito melhor dentro de um local apropriado, mas caso haja algum problema na locomoção do consulente, aí o jeito é fazer em casa! rsrs

  16. ola ! minha filha tem 15 anos e encorporou pela primeira vez…só que os guias que vieram nela foram todos da esquerda…pomba gira,cigana,exú !
    Isto é normal ? ela esta assustada e eu tb…gostaria de saber o que fazer qual atitude tomar…

    • Juliana, tudo bem?

      A princípio precisaríamos verificar minuciosamente essa questão, se quiser me enviar um email para neofitodaluz@gmail.com poderia ser mais esclarecedor, aí eu teria mais argumentos para te dizer se é ruim ou não.

      Teoricamente está bem normal as pessoas começarem com os exús na incorporação, mas precisaria analisar com mais calma.

      Namastê

  17. Olá amigo, eu cultuo a umbanda e quimbanda fiquei a fio um ano e meio + 4 anos intercalado, nunca tinha baixado nem gripe (claro vibrações eu sentia) derre pente fui convidado pra ir numa gira, assim dizendo recebi exu Omulú, quando eu senti q minhas pernas pareciam estar fracas e fiquei de joelhos (pois n tinha força em ambas) eu sentia tudo ao meu redor mas n conseguia abrir os olhos derre pente um exu e uma ponbagira (eu sei pq me falaram) me levantaram percebia q n parava em pé ficava com muita dificuldade, dai ja nem sentia mais as pernas, ouvia muitas gargalhadas, antes da tal incorporação senti raízes no corpo, oq é isso é um exu um egum pode me ajudar, meu pai de santo morreu faz + ou – um ano, só tirei a mão dele depois fiquei meio q de visitante nas festas.

  18. boa noite adorei as respostas.
    muitos que se dizem pai de santo precisavam ler essas sábias palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s