Umbanda

Baralho Cigano e os Orixás

 

 

 

1 – CAVALEIRO (EXU):

 

Significa o movimento, a transformação da energia espiritual em material. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva.

 

A forma positiva leva à ação realizadora, à manifestação das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos.

 

 

2 – PAUS ou TREVO:

 

Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que já se materializou na vida da pessoa.

 

 

3 – NAVIO (YEMANJÁ):

 

Significa saúde, viagens, mudanças e a transmutação. Está sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptação a novas realidades.

 

A forma positiva demonstra saúde ou grande capacidade de recuperação, mudanças favoráveis, transformação da rotina.

 

Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanças. Há perigo de doenças ou debilidade nas defesas.

 

 

4 – CASA:

 

Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperação, onde se está protegido e em equilíbrio.

 

Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposição de energia ocorre continuamente. A pessoa está protegida das influências negativas externas. 

 

Na sua forma negativa mostra que está havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa só se sente bem em outros lugares.

 

 

5 – ÁRVORE (OXOCE):

 

Significa a fartura, a abundância, o crescimento de tudo o que foi plantado.

 

Na forma positiva significa que tudo que se quer semear será colhido em abundância. Novas oportunidades surgirão trazendo fartura à mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos. 

 

Negativa significa que está havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que não se está conseguindo completar o que se começou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida à mesa.

 

 

6 – NUVENS (IANSÃ):

 

São os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e não se aprisionar em nada. Confusão de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos.

 

Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto.

 

Negativa indica arrogância. Pessoa sob influência negativa, com prejuízo para a saúde e perda de interesse pela vida. A pessoa não consegue se ligar em nada, nem a ninguém. Tudo é motivo para brigas e discórdias, principalmente com quem mais gosta.

 

 

7 – COBRA (OXUMARÊ)

 

Significa discórdia, desarmonia, intriga e maledicência. A ilusão das falsas aparências. Traição; inveja.

 

Se positiva, representa o arco – íris com sua beleza ilusória e de promessas de brilho e riquezas.

 

Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente maléfico, sempre pronta para dar seu bote mortal.

 

 

8 – CAIXÃO (EGUNS)

 

Significa a destruição; a perda definitiva; perdas materiais; doenças graves; a morte.

 

Na forma positiva demonstra que a perda está próxima ou já configurada. Existe um claro objetivo de interromper um desenvolvimento.

 

 

9 – RAMALHETE (NANÃ)

 

Significa alegria, satisfação íntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento.

 

 

10 – FOICE (OBALUAYIE – OMULU)

 

Significa o corte, a interrupção do crescimento. A perda da colheita na época de colher o que foi plantado. Rompimento. As decisões a serem tomadas. As opções a serem feitas.

 

Positiva simboliza a transformação.

 

Negativa traz a doença e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. O corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da própria vida.

 

 

11 – CHICOTE:

 

Significa o feitiço, a magia negra. A influência maléfica atuando na vida da pessoa. Um feitiço feito na intenção de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que só pode ser combatido com a própria magia Punição, discórdia. Possível punição. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na família. Seja cuidadoso.

 

 

12 – PÁSSAROS:

 

Significa o namoro, o romantismo, as pequenas atenções. Carinho. Amor. Desejos amorosos. O pensamento.

 

Negativa demonstra que está faltando motivação no relacionamento, que se tornou agora monótono e enfadonho. A vida que se está levando não tem prazeres ou satisfações. Falta estímulo e motivação para viver.

 

 

13 – CRIANÇA (ERÊ)

 

Significa força da infância, a ingenuidade, a pureza e a alegria. Também os filhos que se tem ou se terá. 

 

Se positiva significa que a pessoa tem proteção e nada de mal vai lhe acontecer. Vá em frente.

 

Negativa demonstra tristeza, desesperança, descrédito quanto às possibilidades de vencer os obstáculos. Falta de esperança no futuro.

 

 

14 – RAPOSA:

 

Carta de aviso de fraude, armadilha, malícia, mentiras. É também a carta de estratagema e engano. Significa também emboscada. Raposas têm bons ouvidos e são silenciosas. Alguém está tentando enganá-lo. Mas também pode estar mostrando uma pessoa inteligente que aproveita as oportunidades que a vida oferece.

 

 

15 – URSO:

 

Significa a falsidade daqueles que se fazem de nossos amigos, porém não o são. Privam da nossa intimidade para melhor poderem descobrir nossas fraquezas e saber onde melhor nos ferir. Significa a traição, o mau caratismo, os maus conselhos. Olho grande; inveja; capaz de subserviência para atingir seus objetivos; mau caráter. Ciúmes. Mas também pode nos mostrar os instintos, nossos impulsos sexuais, a busca do prazer, um(a) amante.

 

 

16 – ESTRELA:

 

Proteção; predestinação. Destino. Realização. Inspiração. Carta de sorte. Simboliza luz espiritual. Seus planos estão sob uma boa estrela. O sucesso está em seu caminho. Seus dons artísticos e de clarividência estão em crescimento.

 

 

17 – CEGONHA:

 

Representa o nascimento ou a mudança. Imprevistos. Novidades. Surpresas. Pode significar a vinda de um filho, de um novo emprego, uma mudança de casa, uma mudança no relacionamento, um novo casamento.

 

Negativa representa a falta de mudança, a ausência de crescimento ou de desenvolvimento nos projetos ou nos objetivos propostos. Está havendo dificuldade no nascimento de novos planos e oportunidades.

 

 

18 – CÃO:

 

Representa o amigo fiel, a amizade pura e desinteressada, que realmente quer o nosso bem.

 

Negativa demonstra que está havendo um mal entendido ou uma má interpretação por parte de um grande amigo. Isto deve ser pesquisado para que se possa superar e a harmonia volte ao relacionamento.

 

 

19 – TORRE:

 

Significa a postura interior da pessoa, o verdadeiro EU. O lado espiritual.

 

Isolamento; reclusão; posição defendida; afastamento; pouco interesse nos assuntos comunitários; noviciado; iniciação.

 

Negativa representa o equilíbrio rompido. Um aprisionamento interior, uma falta de comunicação com o mundo exterior, uma fuga da realidade, um não enquadramento.

 

 

20 – JARDIM (OSSÃE)

 

Família; lazer; semear proveitosamente somente o que compensa; sem interesses materiais; cura; magia das plantas.
Poder latente de cura que pode ser desenvolvido.
Colher o que se plantou.

 


 

21 – MONTANHA (XANGÔ)

 

Representa a justiça, a imparcialidade de julgamento e os negócios. A rigidez e a segurança.

 

Sua positividade representa sucesso nas pendências judiciais, nos litígios, nos casos de partilha de bens. Significa a segurança da casa própria. Representa o poder de se administrar com justiça e retidão. Possibilidade de exercer um cargo de grande poder.

 

Negativa significa que a pessoa tem problemas de papéis ou de justiça. Pode ficar sem emprego ou mesmo sem ter onde morar. Existe uma certa dureza e autoritarismo exagerados, que devem ser temperados para haver o equilíbrio.

 

 

22 – CAMINHOS (OGUM)

 

Significam a estrada da vida, os caminhos a serem trilhados. O livre arbítrio. Uma escolha a ser feita. Caminhos abertos.
Positiva significa que a pessoa vai sair vitoriosa de qualquer disputa, que os caminhos estão abertos e sem empecilhos.
Negativa diz que os caminhos estão bloqueados que as lutas empreendidas podem ser perdidas. Pode significar separação (dois caminhos).

 

 

23 – RATO:

 

Significa perda, a inveja, o ciúme, o roubo. Sempre traz desarmonia, confusão, angústia e desentendimento. Deve – se ter o máximo de cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois traz avisos de perdas. Não comentar as alegrias e as vitórias, pois isso aumenta a inveja. Está havendo ciúme por parte da pessoa amada; observe com atenção suas atitudes.

 

Negativa apenas enfraquece o seu poder, sem modificar seu sentido.

 

 

24 – CORAÇÃO: (OXUM)

 

Representa a paixão, o sentimento .

 

Negativa avisa que a paixão que se está sentindo é algo efêmero e passageiro, que não se deve tomar nenhuma atitude baseada nesse sentimento, pois ele é enganador.

 

 

25 – ALIANÇAS:

 

Simboliza a união perfeita, o casamento, a sociedade comercial, a parceria, compromisso, acordo.

 

Negativa significa que a união está um pouco enfraquecida.

 

 

26 – LIVROS:

 

Simbolizam o estudo e o trabalho.

 

Positiva significa êxito nos estudos e no trabalho e que vai ter promoção por mérito no trabalho.

 

Negativa significa dificuldades em se alcançar objetivos.

 

 

27 – CARTA:

 

Significa que vai se ter notícia de algo que se está esperando com ansiedade e expectativa, avisos, diálogos, mensagens, visitas.

 

Positiva significa que a noticia será de vitórias. 

 

Negativa quer dizer que a solução do problema ainda demora.

 

 

28 – COMPANHEIRO (CIGANO):

 

Mostra o companheiro da pessoa para quem se está colocando as cartas. Alguém com quem se tem certo grau de ligação, podendo significar também pai, irmão, amigo, alguém por quem se tem interesse e que se interessa por nós.

 

Negativa significa que o companheiro está afastado, não conseguindo ficar em harmonia com a pessoa em questão.

 

 

 

 

 

29 – COMPANHEIRA (CIGANA):

 

A figura feminina. Tanto pode representar a pessoa para quem se coloca as cartas, no caso de ser mulher, como também a mãe, esposa, amiga.

 

 

 

30 – LÍRIO :

 

Simboliza a paz, a beleza, o amor, virtude.

 

Positiva simboliza o amor, o ouro, a tranqüilidade. Traz a maleabilidade, capacidade de se adaptar até para poder transformar a realidade. Mostra que a pessoa tem a visão para o jogo e sensibilidade para o mundo espiritual.

 

Negativa mostra falsidade, mentiras, capacidade de trair os amigos em proveito próprio. É a ambição desmedida e sem propósito.

 

 

31 – SOL (OXALÁ):

 

Representa a vida, o crescimento, o desenvolvimento e a luz. Um novo caminho se abrindo

 

Positiva significa uma posição patriarcal, respeitada e considerada por todos.

 

Negativa demonstra que o Sol não está brilhando, que a pessoa não está encontrando soluções e que os planos não estão se desenvolvendo devidamente.

 

 

32 – LUA:

 

Simboliza as honrarias, o valor reconhecido, o trabalho recompensado. A intuição. Adaptação. Sensibilidade. 

 

Negativa significa uma falsa segurança, adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Pode estar havendo uma conspiração contra a pessoa. Deve – se tomar cuidado com as emboscadas, com os aduladores e traições de amor.

 

 

33 – CHAVE:

 

Simboliza a solução, a resposta, o objetivo a ser alcançado. Saída para os problemas. Segredo .

 

Negativa a resposta será afastada, a solução será difícil.

 

 

34 – PEIXES:

 

Simboliza o dinheiro, a fartura. Multiplicação. Lucros. É a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais. 

 

Negativa significa falta de dinheiro, trabalho não recompensado, perdas materiais.

 

 

35 – ÂNCORA:

 

Significa segurança, firmeza de objetivos. Êxito. Representa o patrimônio, os tesouros; tudo o que se consegue acumular em termos de bens materiais. Estabilidade financeira. Vida feliz. 

 

Negativa significa que não há segurança, que não é seguro insistir nos objetivos. Deve – se pesquisar seriamente os motivos.

 

 

36 – CRUZ (PRETOS VELHOS):

 

Representa a vitória dos planos, o encontro, o sucesso nas empreitadas, o triunfo total sobre os inimigos. O domínio de seu próprio desenvolvimento. A soberania do espírito sobre a matéria. Espiritualidade. Sabedoria superior. Autoconfiança.

 

Negativa não muda o significado.

 

 

Related Posts

Criança na assistência com celular.

Há algum problema na utilização de telefones pelas crianças durante os trabalhos de Umbanda? Saudações prezados irmãos. Depois de um período (mais um) de foco nas atividades profissionais…

Por que eu não ministro cursos?

Saudações irmãos de fé, aqui quem vos fala é o neófito, para um bate-papo, jogo rápido. Alguns irmãos me enviam e-mails solicitando cursos, porque eu não ministro cursos…

Voltando ao Terreiro

  Saudações leitores e irmãos de fé. Aqui quem vos fala é o neófito, com novidades, afinal, visitei o meu primeiro terreiro na cidade nova. Bem meus caros…

Determinismo – Parte I – Destino ou Livre Arbítrio?

Saudações queridos leitores e aspirantes ao conhecimento. Aqui quem vos fala é o Neófito, com um artigo um pouco diferente, mas que na Parte II entenderão o meu…

Fechamento de Coroa

Saudações prezados irmãos. Aqui quem vos fala é o neófito, com mais um artigo com o intuito de desmistificar algumas informações sobre a coroa e o fechamento. Primeiramente,…

Credenciais

cre·den·ci·al (italiano credenziale) adjetivo de dois gêneros 1. Que dá crédito. 2. Que confere a alguém determinado direito. substantivo feminino 3. Carta em que um chefe de Estado…

This Post Has 2 Comments

  1. Adorei todo os desenhos e todos os significado
    entendo também um pouco sobre este assunto
    GOSTEI MUITO………….

  2. Olá, adorei o artigo. Poderia me explicar como identificar a carta negativa e positiva, como é citado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *